UPPs EM EVIDÊNCIA
A AOPMBM se fez presente com a participação do Maj Ronaldo – Presidente e do servidor Fábio Martins – Departamento de Relações Institucionais da Entidade. Dentre os presentes registramos também presenças ilustres de Oficiais associados, como a Cel Luciene, Cel Amauri Meireles, Cel Helvécio, Cel Álvaro – Presidente da FGR e idealizador do evento, dentre outros.
Quando da discussão das Unidades de Polícia Pacificadora – UPP, implantadas no Estado do Rio de Janeiro, chamou-nos a atenção as discussões em torno das dificuldades e óbices em torno da implementação de tal estratégia de alocação de policiamento nas favelas cariocas. Ainda assim, este tema foi alvo de exploração na campanha eleitoral e hoje é tido como uma solução para o resto do País, como uma espécie de panacéia para a segurança pública.
Para discutir esta questão, vamos abrir um espaço em nosso site para trazer as contribuições que se apresentam na mídia, bem como de outras reflexões e participações, como forma de colaborar com os gestores e estrategistas da área de segurança pública, já que bilhões de reais estão sendo anunciados para serem aportados para a expansão das UPPs em todo Brasil. Quem sabe ainda dá tempo para alertar a muitos que um projeto audacioso deve considerar, mais que um belo nome que transmita paz, variáveis específicas de cada Coporação, região, comunidade, realidades, além de fundamentações teóricas e doutrinárias que sustentem as estratégias e convençam a todos de que elas sejam realmente soluções globais para o policiamento em favelas e locais de alto risco.
Iniciando este discussão, veja abaixo mais uma contribuição enviada pelo colaborador e associado da AOPMBM, Cel PM QOR Amauri Meireles, aravés de seu recente artigo já publicados no Jornal`O Tempo, com o título “UPP: A PANACÉIA DE PLANTÃO“, com grande conteúdo para reflexão, como também de notícias selecionadas em grandes jornais e revista em circulação no País, acerca dos pretensos investimentos, expansão e propagandas das UPPs.
Mande também sua opinião e sugestão acerca deste tema, pois os reflexos futuros de tudo isso recairão sobre os trabalhadores de segurança pública, pra não dizer “os policiais militares”, que numa breve perspectiva, serão os primeiros e únicos ocupantes das UPPs, e num futuro próximo, os principais responsáveis por eventuais insucessos de uma ação que, na sua contrução, possa não ter sido bem planejada ou concebida.
ARQUIVOS PARA DOWNLOADS:
– “UPP: A PANACÉIA DE PLANTÃO” | Artigo do Cel PM QOR Amauri Meireles
– “GOVERNO VAI CONSTRUIR MAIS DE 2 MIL UPPs” | Jornal Estado de Minas 22/12/2010
– “RIO QUER MINAR QGs DO TRÁFICO EM DOIS ANOS” | Folha de São Paulo 12/12/2010
– ENTREVISTA JOSÉ MARIANO BELTRAME | Folha de São Paulo 06/12/2010
– “UPP DO ALEMÃO SERÁ A MAIOR DO ESTADO” | Folha de São Paulo 30/11/2010
– “DROGAS: O RIO ENFRENTA O TRÁFICO” | Revista Veja – Edição 2193 – 01/12/2010 – Pag 132
CONFIRA ABAIXO ALGUNS REGISTRO DO EVENTO IV CISED, REALIZADO NO DIA 12/09/10:
– Foto 1
– Foto 2
– Foto 3
– Foto 4
MÁRCIO RONALDO DE ASSIS
Presidente da AOPMBM