DIREITOS HUMANOS

Ainda assim, os ilibados Oficiais presentes responderam todas as indagações com total transparência, numa postura respeitosa e ética que deve servir de exemplo para muitos.

Como não poderia ser diferente, a maioria das supostas irregularidades já estão em processo de apuração ou já apuradas e enviadas à Justiça Militar Estadual para os fins de direito.

Cumprimentamos os Oficiais presentes pela determinação, clareza e firmeza nas suas colocações e esperamos que os fatos sejam apurados com total isenção, sem emoção ou pressão, para se fazer justiça aos homens de bem.

Lamentamos que nem sempre são consideradas as peculiaridades de comandar uma tropa de elite, pois, em equipes como o GATE, a coesão dos militares e a mútua confiança são fatores determinantes do sucesso das atuações, não sendo possível, portanto, abrigar em suas fileiras pessoas que, por um motivo ou outro, comprometam o desempenho da equipe. Não somos nós que temos a obrigação de avaliar quais pessoas devem ou não estar uma tropa, essa é a função do Comandante, pessoa encarregada de zelar por ela e que pauta suas ações pelo bem coletivo.

Por fim a AOPMBM se posicionou em defesa do GATE, de seus leais Oficiais e Praças, no sentido de que estas supostas irregularidades não se tornem motivo de desestímulo na atuação dessa valorosa tropa, altamente preparada para lidar com as situações extremas, incluindo os ataques à moral, à honra e à ética dos nossos homens de elite.

 


 AOPMBM APROVEITA PARA RENDER SUA HOMENAGEM AO GATE

(GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS)

 alt

 

Surgiu na década de 80 através do antigo Batalhão de Polícia de Choque com o objetivo de treinar homens para o desencadeamento de ações voltadas para a defesa pública e defesa interna, o GATE, antigo COE (Comando de Operações Especiais), desenvolveu-se, evoluiu e contemporalizou as suas missões.

Hoje possui uma tropa altamente preparada para atender ocorrências de alta complexidade como resgate de reféns (em caso de seqüestro com fundo político ou decorrente da criminalidade comum), repressão a rebeliões ou motins em presídios; tomada de locais de homizio, bem como proporcional segurança pessoal ou a altos dignitários em situações excepcionais, e ainda atuar na limpeza de áreas palco de ato de sabotagem ou terrorismo (desarmar/desativar bombas, etc.).

A equipe do GATE é composta de profissionais altamente disciplinados que são exaustivamente treinados para atender ocorrências que fogem a rotina do trabalho convencional em todo Estado de Minas, como uma força de reação do Comando da PMMG, em resposta a delitos de alta complexidade.

O Grupo de Ações Táticas Especiais, destaca-se a nível nacional dentre as suas forças similares pela utilização bem sucedida das técnicas de negociação inseridas no contexto de Direitos Humanos, evitando-se o uso de armamentos letais e não letais.

Sua tropa, habilitada operacionalmente a ocorrências especiais, possui estrutura física, mental e profissional para, em caso de necessidade, utilizar-se de armamento (letal ou não-letal) de forma precisa e dentro dos princípios legais.

Diariamente, seja em operações de treinamento ou no palco da realidade, os selecionados profissionais do GATE, voltados para o valor da vida humana, expressam esse sentimento através de uma oração:

 

ORAÇÃO DAS FORÇAS ESPECIAIS

 

Oh poderoso Deus!

És o Autor da liberdade e o Campeão dos oprimidos,

Escutai a nossa prece!

Nós, os homens das Forças Especiais,

Reconhecemos a nossa dependência no Senhor,

Na preservação da liberdade humana;

Estejais conosco,

Quando procurarmos defender os indefesos,

Libertar os escravizados!

Possamos sempre lembrar que nossa Nação, cujo lema é: “Ordem e Progresso”

Espera que cumpramos o nosso dever,

Por nós próprios,

Com honra,

E que nunca envergonhemos a nossa Fé,

Nossas famílias, ou nossos camaradas;

Daí-nos sabedoria da Tua Mente,

A coragem do Teu Coração,

A força de Teus Braços,

A proteção de Tuas Mãos;

É pelo Senhor que nós combatemos

E a Ti pertence os louros por nossa vitória;

Pois Teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre,

Amém

 

OPERAÇÕES ESPECIAIS

Desde o início, o contingente de policiais militares do GATE atende a todas as exigências sociais e as determinações institucionais, sendo modelo para todas as Instituições Militares nacionais.

A AOPMBM reconhece os valores profissionais dos policiais militares do GATE, e enaltece o seu alto grau técnico-profissional, sabendo que tal reconhecimento também surge no coração do povo mineiro, que tem no Grupo de Ações Táticas Especiais o seu grito de esperança no momento de desespero e complexidade onde a harmonia social é resgatada através da dedicação, desprendimento, iniciativa, amor ao próximo e à profissão, demonstrados pelos corajosos componentes do GATE.

 

VIDEO

CLIQUE AQUI e confira matéria jornalística de destaque do GATE/MG.

Relacionados