CESP 2011
Seu estudo teve como objetivo avaliar a pertinência da instalação de Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), visando proporcionar maior segurança aos cidadãos mineiros e nossos visitantes, especialmente na época da Copa do Mundo de 2014. O tema é sobremaneira importante, pois visa sanar um reconhecido problema da segurança pública no Brasil, a saber, a pouca integração entre os órgãos da segurança pública.
Para tanto, o oficial analisou a proposta de Centro de Integrado de Comando e Controle oriunda da SENASP, confrontando-a com experiência estrangeira e com o Sistema de Defesa Social de Minas Gerais. Considerou também o parecer de vários gestores dos diversos órgãos relacionados à segurança, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Como conclusão de seu estudo, o Capitão Coli constatou a real possibilidade de uma maior integração desses órgãos. Na opinião do oficial, o modelo proposto pela SENASP apresenta aspectos inovadores frente ao atualmente praticado em Minas Gerais, o que deve ser melhor observado para os eventuais e devidos aperfeiçoamentos.
Nesse sentido a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar/MG – AOPMBM disponibiliza o presente trabalho monográfico, com a devida autorização do seu autor, em decorrência de seu excelente conteúdo.
Cumprimentamos ao Cap PM André de Olivera Coli por mais este valioso trabalho, que só vem a reforçar a competência e qualidade da oficialidade mineira para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas científicas com abordagens de temas relevantes para as Instituições Militares Estaduais e para a Segurança Pública.
Clique aqui para ler a monografia.