TROCA DO PAVILHÃO NACIONAL ABRE SEMANA DA POLÍCIA MILITAR
A tradicional cerimônia se deu com diversas inovações, como a participação da Polícia Civil, de crianças e pessoas com deficiências que se fizeram presentes em vista nos novos programas da Polícia Militar.
Após a execução do Hino Nacional, o Cel Sant’Ana externou sua satisfação pela participação das pessoas, inclusive as com deficiências físicas, no evento cívico, o que materializa a tão almejada harmonia entre a Polícia Militar e a população mineira.
Manifestou também sua satisfação com a participação, pela primeira vez na história, de integrantes da Polícia Civil juntamente com os da Polícia Militar, o que simboliza o avanço do processo de integração das duas Corporações.
Após sua fala, as crianças da Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri vencedoras do Concurso de Redação Polícia e Cidadania foram chamadas para tomar lugar de destaque, onde receberam diploma e prêmios.
João Vitor Poses Durães, aluno classificado em primeiro lugar, leu sua redação, na qual enfatizava a importância da Polícia Militar para o cotidiano da população e afirmava a necessidade da colaboração entre a Corporação e as pessoas, sintetizando o novo projeto Polícia e Família.
Em seguida, foram convidados a trocar o Pavilhão Nacional acompanhados do Comandante Geral da Polícia Militar. Após o momento patriótico, os Coronel Sant’Ana, anunciou o lançamento de um programa de capacitação dos policiais militares para o atendimento das pessoas com deficiências, projeto que receberá o apoio de diversas associações desse segmento.
Para materializar esse compromisso, o Comandante Geral, acompanhado do Dr. Cyton Brandão, Cel BM Ivan Gamaliel e o Dr. Rômulo Ferraz entregaram um certificado a cada um dos representantes das associações de pessoas com deficiências.
Após esse momento, o Hino à Bandeira Nacional foi cantado por José Carlos Dias Filho, representante das pessoas com deficiência e acompanhado pela Banda de Música da PMMG. Vale destacar que todo o evento foi “traduzido” para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo 1º Sgt BM Laucir de Carvalho Souza.
Por fim, os presentes, em especial as crianças dos Colégios Tiradentes, Ordem e Progresso e da Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri, acompanharam com bastante alegria a execução de músicas pela Banda da PMMG e as acrobacias e performances dos cães da Cia Ind Cães.
A AOPMBM foi representada pela participação dos funcionários civis, Jane Fernandes Batista e Augusto de Carvalho Mendes, ambos do Departamento de Relações Públicas e Institucionais.
REGISTROS AOPMBM