ENTREVISTA SOBRE O HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR

Agradecemos ao Diretor de Saúde pela transparência e esforço para uma gestão cada vez melhor do nosso HPM. Concitamos a cada integrante das IMEs e beneficiários do nosso sistema de saúde, que sejam mais parceiros nos momentos de dificuldades. Ao invés de gerar crise, vamos estender nossas mãos para ajudar a construir algo melhor.

Um valioso patrimônio como o nosso HPM, CTPM e IPSM devem ser preservados a qualquer custo e com incondicional apoio dos atuais beneficiários, em respeito à memória dos nossos antecessores que os idealizaram e para preservação aos futuros usuários da nossa Família Militar: eis ai o verdadeiro pacto de gerações que não podemos romper.

Veja abaixo a integra da entrevista:

1) Como está a gestão do HPM sob os aspectos logísticos, orçamentários e de Recursos Humanos?

A logística do HPM é compartilhada com o Centro Farmacêutico, que é responsável pela gestão dos processos organizacionais para administrar e operar a cadeia de suprimento de materiais necessários ao funcionamento do hospital, com relacionamentos que ocorrem nas inúmeras interfaces trans-organizacionais envolvidas. A gestão compartilhada envolve um adequado planejamento do suprimento, de acordo com o Planejamento Estratégico definido pela Direção do Hospital e com a análise dos cenários para a atividade de suprimentos. Contamos com colaboradores nas gerências das unidades do hospital, administradores, engenheiro clínico e farmacêutico com grande experiência trazida inclusive de outros hospitais, que garantem os processos técnicos de suprimento, com a adequada análise das demandas, catalogação de materiais, execução das compras por licitação e adesão a Registro de Preço, acompanhamento dos contratos, controle dos estoques, armazenamento, distribuição dos materiais e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, tudo isto considerando a normatização e ordenamento jurídico próprios da Administração Pública.

Para melhorar ainda mais a gestão, estamos implantando o controle informatizado com o módulo FARMÁCIA do Sistema Integrado de Gestão de Saúde (SIGS) em desenvolvimento pela equipe de analistas do CTS contratada pela Diretoria de Saúde.

2) Há alguma interrupção de atendimento no HPM em alguma área específica?

Não, não há interrupção. Recentemente devido à política de controle e revisão dos investimentos do Governo Estadual, realizada pelos técnicos da Secretaria de Planejamento e da Fazenda, houve um retardo no repasse de verbas que dificultou a execução da gestão logística que havia sido planejada. Com a identificação do problema, a Diretoria de Saúde, com uma atuação atenta e proativa, juntamente com o IPSM e o Comando da Corporação, desenvolveu esforços junto aos órgãos estaduais responsáveis, que foram sensibilizados e responderam positivamente com a suplementação de recursos, permitindo a regularização do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Isto demonstra o firme propósito do Governo Estadual de valorizar o Policial Militar, com a garantia da manutenção de um atendimento médico-hospitalar específico e de qualidade. Atualmente, o que existe, como já foi descrito, é uma necessidade premente do aumento da capacidade de atendimento em virtude da grande demanda reprimida. Assim, estamos concentrando esforços nos serviços de maior procura, redimensionando a rede credenciada de forma a oferecer opções aos beneficiários de encontrar na rede suplementar acolhimento e facilidade de acesso.

3) Comente acerca dos últimos e relevantes investimentos feitos no HPM.

Em relação à gestão orçamentária, esta acompanha a realidade do Estado, importando a análise do ambiente externo e interno com informações relevantes para a tomada de decisão. Temos uma programação físico financeira, e no momento estamos fazendo planejamentos para 2013, direcionando recursos para a melhor manutenção das unidades de saúde em todo o Estado, mesmo porque se faz necessário uma suplementação dos valores acordados em virtude da ampliação do HPM, além da atualização dos contratos de manutenção das unidades de saúde. Os módulos de internação, faturamento, gestão de leitos e pronto atendimento do SIGS desenvolvidos pelo CTS e implantados recentemente são ferramentas importantes e decisivas que muito auxiliam a gestão. Em relação aos serviços prioritários, como os tratamentos de quimioterapia da Clínica de Oncologia e as UTIs (unidades de terapia intensiva), o Governo, junto com a PMMG e o IPSM, envidaram esforços, culminando num investimento de R$1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil) em custeio.

A otimização da gestão dos recursos humanos, hoje, é o nosso maior desafio. Necessitamos aumentar o número de profissionais de saúde para fazer frente a demanda crescente do nosso público de 220 mil beneficiários. Assim, a PMMG, CBMMG e o IPSM estão fazendo uma suplementação de profissionais de saúde no HPM, com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, além de reforçar nossa rede credenciada dando condições aos beneficiários de também encontrar resposta às suas necessidades fora da rede orgânica.

Além disso, ainda temos muitas ações a serem destacadas, como o aprimoramento do sistema de gestão de saúde, criação do sistema informatizado de consulta, do prontuário eletrônico, módulo de internação, módulo farmácia, módulo do pronto atendimento, que propiciam modernidade à gestão hospitalar, a criação da ouvidoria e do site da saúde, além da compra de equipamentos no montante de mais de oito milhões de reais, fora os recursos disponibilizados para a ampliação do prédio de ambulatórios do HPM. Nunca houve tanto aporte de investimentos em equipamentos e estrutura física, o que tornou o HPM um dos hospitais mais bem equipados de Minas Gerais.

4) Quais são as principais dificuldades hoje enfrentadas pelo HPM?

Adequar a grande procura e necessidades de serviços com a capacidade de atendimento.

Numa análise ampla, ficamos satisfeitos com a grande procura pelos serviços existentes no HPM, pois isso denota a confiança do beneficiário nos serviços prestados pelo nosso nosocômio.

5) Existe algum instrumento de avaliação junto aos beneficiários do HPM quanto ao grau de satisfação no atendimento? Como nosso HPM tem sido avaliado?

No HPM existe, há alguns anos, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Além disso, no último ano também foram criados a ouvidoria e o site da saúde. Esses instrumentos aproximam os beneficiários do sistema, facilitando a identificação e a resolução dos problemas.

O HPM, por ser uma unidade que obtém alto índice de sucesso na solução das demandas de saúde, tem o reconhecimento do seu trabalho pelos usuários do SISAU, recebendo frequentemente elogios, muitas vezes com faixas colocadas à frente do hospital, em agradecimento às inúmeras cirurgias e atendimentos realizados.

No último ano, a participação dos beneficiários nos serviços da ouvidoria aumentou muito. Este foi um forte fator para a identificação e resolução das necessidades, considerando os problemas relacionados à marcação de consultas.

6) Dê uma mensagem final para a nossa Família Militar Estadual quanto aos projetos futuros para o nosso Hospital.

Todos os esforços para atingirmos a cada dia um sistema de saúde melhor estão sendo realizados num trabalho conjunto do Governo do Estado, PMMG, CBMMG e IPSM. Juntos envidamos esforços pela contínua busca da excelência em prol da qualidade dos serviços de saúde.

Nesse sentido, a Diretoria de Saúde está concluindo e editando, ainda neste mês, um plano de ação que contempla as prioridades das unidades de saúde, objetivando o aumento da resolutividade das ações relativas à promoção da saúde à família militar.

Estamos estudando a reforma da área do andar térreo do prédio histórico que foi disponibilizada com a saída dos antigos ambulatórios, e estamos desenvolvendo ações para a certificação da qualidade dos serviços através da Acreditação Hospitalar.

A família militar, e principalmente a saúde da Família Militar, é nossa prioridade, nossa responsabilidade, nosso desafio e nossa meta!

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