BOMBEIROS EM AÇÃO

No dia 1º de maio de 2013, após ter recebido uma denúncia anônima, integrantes da Companhia de Prevenção e Vistorias do 4º BBM, com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, compareceram à rua José Barbosa de Albuquerque n.100, no bairro Aeroporto, em Juiz de Fora, onde vistoriaram a edificação e constataram a desobediência à ordem legal, expedida pelo CBMMG, de manter o estabelecimento interditado pelo o potencial risco de ocorrência de sinistros no local e pela falta de condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico.

O estabelecimento foi interditado em 08 de fevereiro de 2013, com várias irregularidades, dentre elas a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que certifica que a edificação cumpriu todos os requisitos exigidos pela legislação. O AVCB não foi concedido pois a boate apresentava diversas irregularidades como saídas de emergência obstruídas, escadas com largura inferior ao previsto em lei, falta de condições antiderrapantes, sentido de abertura das portas contrário às normas, entre outras situações que colocavam em risco os frequentadores daquele ambiente.

4bbm044bbm03

Por estar funcionando de forma irregular, por volta das 00:30 horas de 1º de Maio de 2013, o estabelecimento foi novamente interditado e seu gerente foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, conforme estabelece as sanções do Código Penal, por expor a vida ou saúde de outrem a perigo direto e iminente (art. 132), além das infrações contidas nos artigos 166, 330 e 336 deste mesmo dispositivo legal. Quatro viaturas e 13 Bombeiros Militares foram empenhados, além de cinco viaturas da PMMG e 12 Policiais Militares.

Conforme as orientações do Tenente Coronel Anderson Luiz Esteves Gomes, comandante do 4º BBM, outras ações de fiscalização da Companhia de Prevenção e Vistorias serão planejadas e executadas visando sempre a segurança das pessoas e a prevenção contra incêndios, evitando situações como a ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria RS, quando um incêndio matou mais de 240 pessoas e feriu mais de 120, no início do ano.

A AOPMBM parabeniza os militares do 4ºBBM, em especial seu Comando, pela ação firme, legal e proativa que, como tantas outras executadas pelo CBMMG, previne eficazmente sinistros e danos à população, mantendo a paz e a ordem em Minas Gerais.

4bbm054bbm01

Relacionados