JORNADA DE TRABALHO EM DEBATE NA ALEMG
A referida resolução fixa a jornada máxima de trabalho do policial militar em quarenta horas semanais, bem como estipula as possibilidades de escalas e de banco de horas trabalhadas além do previsto.
A Audiência foi marcada pelo respeito, serenidade e qualidade dos debatedores e se tornou um excelente meio para esclarecimentos de pontos da matéria que inquietavam a muitos militares. Também foi oportunizada a apresentação de sugestões para avaliação e eventual aperfeiçoamento da resolução debatida.
O Ten Cel PM Ronaldo, em sua fala, apontou a necessidade de se manter dispositivo na resolução que dê flexibilidade aos Comandantes Regionais adequarem suas escalas de acordo com as realidades locais, mas sob aquiescência do EMPM diante de justificativa, sem qualquer prejuízo para os limites estabelecidos na referida jornada.
Por fim, finalizou sua abordagem dizendo que toda e qualquer eventual mudança na resolução será bem vinda desde que haja o devido alinhamento dos interesses da Instituição com o dos militares visando atender o interesse maior, que é o da Sociedade que clama por mais segurança, visibilidade da polícia e redução da criminalidade.
Também merece destaque a fala do Cel PM Adeli, Subchefe do Estado Maior, que demostrou de maneira técnica a importância de tais medidas e os benefícios que dela decorrerão aos militares e à população mineira, sem as conseqüências funestas que alguns meios têm divulgado erroneamente.
O Cel BM Ezequiel, representando o Corpo de Bombeiros, reforçou que já existe uma Comissão interna trabalhando este assunto e, em função da existência de um modelo de escala universal nas Corporações de Bombeiros, será um grande desafio quebrar paradigmas e promover uma adequação plenamente satisfatória aos limites da nova jornada.
Como se trata de um assunto complexo restou o compromisso das Comissões da PMMG e do CBMMG em analisarem as propostas colhidas, bem como rediscutirem o assunto internamente no âmbito de suas Corporações, antes mesmo que as respectivas resoluções entrem em vigor. Clique aqui e confira também o registro da ALEMG.
REGISTROS: