FORMATURA CESP2/2013
Diversas autoridades estiveram presentes, Exmo. Sr. Cel Márcio Martins Sant’Ana, Comandante Geral da PMMG, Exmo. Sr. Cel Alex de Melo, Chefe do Gabinete Militar do Governador, Ilmo. Sr. Cel Herbert Fernandes Souto Silva, Comandante da Academia de Polícia Militar, Professora Luciana Morais Razzo Sardinha Pinto – Diretora Geral da Escola do Governo Fundação João Pinheiro e Sr. Cel PM QOR Itamar de Almeida Sá, recentemente transferido para a reserva altiva da PMMG e paraninfo dos formando. A AOPMBM foi representada pelo Ten Cel PM Ailton Cirilo da Silva, Vice-Presidente.
O CESP é um curso de nível intermediário na carreira Policial Militar e habilita os formandos a ascenderem aos postos do Oficialato Superior. O curso é realizado pela Academia de Polícia Militar em parceria com a Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro.
Conforme vem sendo feito nos últimos anos, no dia anterior à formatura, a AOPMBM ofertou aos formandos os brevês do CESP II/2013, como forma de homenagear os Oficiais que venceram esse importante passo da carreira militar. No início da solenidade ocorreu a aposição do brevê pelas madrinhas dos formandos, um dos momentos marcantes do evento.
Ato contínuo, ocorreu a entrega da Medalha de Mérito Intelectual Capitão João Guimarães Rosa ao Capitão Cláudio Aparecido da Silva, primeiro colocado no CESP 2013.
Após a premiação, os presentes puderam ouvir a mensagem do orador da turma, Cap França do Amaral Costa. Em sua fala, o militar externou os sentimentos de realização e conquista dos formandos, enfatizando o valor dos esforços e do apoio familiar, bem como a importância do estudo para o desenvolvimento pessoal e profissional do militar.
Na sequencia, o Cel PM Itamar de Sá proferiu seu discurso homenageando os formandos. Em sua fala, o Oficial enfatizou a importância dos militares que ora concluem o CESP, futuros oficiais superiores, na preservação da ordem pública na Copa do Mundo. Não focando apenas no grande evento esportivo, o Cel Itamar reforçou a importância da Polícia Militar no meio a tantas críticas, muitas vezes injustas, que a Corporação recebe. “Profissionais bem preparados são o esteio de uma instituição forte e resistente às piores intempéries”, afirmou.