MEDALHA CORONEL FULGÊNCIO DE SOUZA SANTOS

O Coronel Fulgêncio, mineiro de Januária, nasceu em 1º de janeiro de 1896. Ingressou na Polícia Militar aos 16 anos, no 3º Batalhão, em Diamantina. Durante toda a sua carreira destacou-se pela serenidade, lealdade e destemor. Deflagrada a Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho, partiu para o sul de Minas, no comando do 7º Batalhão, para combater os revoltosos. Nesse combate, tombou à frente da sua tropa, atingido por uma bala de fuzil no dia 30 de julho. Relembrando a Epopéia Mineira da Construção da República Brasileira, e perpetuando a lembrança dos Heróis Mineiros da Revolução de 1932, anualmente, a União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), condecora personalidades nos termos do decreto 24.973, em 03/06, dia consagrado ao pessoal da reserva e reformados da PMMG.

Entre as autoridades agraciadas com a medalha “Coronel Fulgêncio de Souza Santos” destacam-se: o Comandante Geral da PMMG, Coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini, o Coronel PM Chefe do EMPM, Marco Antônio Bicalho, Coronel PM Chefe do Gabinete Militar do Governador – Helbert Figueró de Lourdes, o Coronel BM Comandante Geral CBMMG Luiz Henrique Gualberto Moreira, Presidente do TJMG Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, Desembargador Antônio Sérvulo e dentre outras autoridades.

O ponto alto da solenidade, foi marcado pelo desfile de três grupamentos formados por militares da reserva e da inatividade, ora comandados pelo Sr Cel PM Antônio de Eustáquio de Almeida (pai do Ten Cel Wagner e Cap Warley), que rendeu aplausos dos presentes.

Na oportunidade, a AOPMBM parabeniza a UMMG pela brilhantismo da solenidade, bem como a PMMG pela história que se confunde com a própria história de Minas Gerais, em prol do ideal de Liberdade.

Registro do evento:
alt alt

Relacionados