SOLENIDADE AOS 240 ANOS DA PMMG
Por ocasião da solenidade, a AOPMBM foi representada pelo seu o Presidente, Ten Cel PM Ailton Cirilo da Silva. “A história da PMMG se confunde com a história de Minas Gerais e, trata-se de uma SENHORA de muito respeito que prestou e continua prestando excelentes serviços a sociedade mineira”, destacou o Presidente.
“A Medalha Alferes Tiradentes foi criada pelo Decreto 29.774, de 17 de julho de 1989, a Medalha é a mais alta comenda da PMMG e tem como objetivo distinguir personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à Corporação. É uma reverência ao Protomártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de amor à Pátria transcendem as fronteiras do tempo.”
Histórico da PMMG
“Quando do seu surgimento, no século XVIII, as atribuições da Polícia Militar de Minas Gerais consistiam em coibir tumultos e insurreições, defender o território da capitania e da pátria, além de prevenir e reprimir crimes, mantendo em ordem a população e protegendo as minas de ouro descobertas em Ouro Preto e Mariana.
A história da PM atravessa os séculos e chega aos nossos dias. Ao longo deste percurso, a instituição se fez presente nos principais momentos sociais e políticos da sociedade brasileira, com destaque para a Inconfidência Mineira.
De sua fundação até os dias atuais, muita mudança se processou na estrutura e nas competências da PMMG, que deixou de ser uma instituição focada na defesa interna e passou a centrar as ações no cidadão de bem, na busca da paz social, na prevenção do crime e na excelência dos serviços prestados.
As experiências vividas ao longo dos anos e na multiplicidade de contextos e cenários a tornaram uma polícia de aproximação que se engaja em iniciativas sociais e busca a segurança pública pela via da interlocução e parceria. Além do policiamento ostensivo geral e das atividades especializadas, desenvolve projetos importantes, como o Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd), voltado para crianças das redes pública e particular de ensino de todo o estado; o programa de prevenção à violência doméstica; as redes de vizinhos e comerciantes protegidos; os conselhos de segurança pública; entre outros, cujos efeitos são palpáveis e reconhecidos pela sociedade mineira.
Pode-se dizer que a Polícia Militar de Minas Gerais é uma das mais conceituadas do Brasil, com presença e atuação qualificada nos 853 municípios do estado.”
Parabéns à PMMG pelos seus 240 anos de existência, extensivos aos valorosos milicianos de Tiradentes.