

Em nota, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, ressaltou a conquista de credibilidade e espaço ao longo de quase dois séculos e meio, e a responsabilidade que isso implica a cada policial militar. “Atuamos no campo, na cidade, na água, no ar, nas ruas e nas estradas prevenindo e reprimindo o crime de forma qualificada. A gloriosa Polícia Militar chega aos seus 241 anos plenamente consciente de seu papel na sociedade e dos desafios que ainda precisa vencer”.
Dentre as autoridades outorgadas, destacamos o presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficias Militares Estaduais – FENEME, Coronel PMSC Marlon Jorge Teza e o Major PMRS Marcelo Pinto Specht.
A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) foi representada pelo seu presidente, Tenente-Coronel PM Ailton Cirilo da Silva; pela vice, Major PM Cláudia Herculana Ferreira Glória; pelo Segundo vice-presidente, Coronel BM Altamir Penido da Silva; pelo diretor de planejamento estratégico, Coronel BM Antônio Damásio; pelo diretor financeiro, Major PM Joel Mercedes da Costa; e pelo diretor institucional, Capitão PM Hernani Pantoja.
Breve histórico da Medalha
Criada pelo Decreto 29.774, de 17 de julho de 1989, a Medalha Alferes Tiradentes é a mais alta comenda da Polícia Militar de Minas Gerais, e tem como objetivo distinguir personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à corporação. É uma reverência à Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de amor à Pátria transcendem as fronteiras do tempo.