PM RECEBE ASTRONAUTA MARCOS PONTES DURANTE CICLO DE PALESTRAS SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES AÉREOS

O astronauta Marcos Pontes – o primeiro brasileiro a participar de uma missão espacial – abriu nesta manhã de quarta-feira (15) o III Ciclo de Palestras de Segurança Operacional, no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar.

O evento, organizado pelo Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (BtlRpAer), tem como objetivo chamar atenção para os riscos e a prevenção de acidentes aéreos, segurança em voos de instrução e manutenção aeronáutica.

A palestra reuniu o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, Coronel André Agostinho Leão; o Comandante do BtlRpAer, Tenente-Coronel Rodrigo Souza Rodrigues, agentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), policiais e bombeiros do Rio de Janeiro e São Paulo, além de policiais e bombeiros militares, policiais civis, o público da aviação de escolas, órgãos do Estado, empresas de transporte aéreo, estudantes universitários e operadores de aeronaves diversas.

Durante sua palestra, Marcos Pontes falou sobre gerenciamento de risco englobando a questão da atividade policial e segurança operacional. Ele também apresentou uma palestra motivacional intitulada “Lições de uma Vida”, na qual contou um pouco sobre sua experiência pessoal e profissional.Ainda durante sua apresentação, falou sobre o futuro do Brasil e da nossa polícia. “A gente precisa se juntar para irmos para cima. Durante a minha missão, cada vez que eu tinha medo passava a mão na bandeira do Brasil, que fica no meu macacão. Nossa bandeira significa o sacrifício de muitos. E a bandeira de Minas Gerais fala isso. Sofremos com a corrupção, mas esse é nosso país, devemos fazer algo por ele. E essas coisas não mudam com dinheiro, mas sim com educação, com exemplo. E eu imagino a vida da polícia nesse futuro“.

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (AOPMBM) foi representada pela Vice-Presidente, Major PM Cláudia Herculana Ferreira Glória, e pelo Segundo vice-presidente, Coronel BM Altamir Penido da Silva.

Breve biografia
Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial. A viagem aconteceu em 2006, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), e durou 10 dias. O objetivo da missão seria transportar e instalar o módulo construído no Brasil (conhecido como “Express Pallet”). Ele continua com as suas atividades no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, e está à disposição para futuros voos espaciais brasileiros.

No campo privado tem atuado como professor e palestrante, promovendo consultorias a diversas empresas no Brasil e no exterior. Marcos Pontes é ainda coach especialista em Performance e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP-SC, diretor técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, embaixador Mundial da WorldSkills International para o ensino profissionalizante, embaixador no Brasil da Fundação FIRST para a promoção do ensino científico, embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes. Marcos é também empresário. Em 2012, lançou uma agência de turismo, ano em que foi considerado um dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos”.

 

Relacionados