61 ANOS DO CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÕES OPERACIONAIS DA POLÍCIA MILITAR – CICOp
Na última sexta-feira (15), o auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) recebeu a solenidade comemorativa dos 61 anos do Centro Integrado de Comunicações Operacionais da Polícia Militar de Minas Gerais. A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) foi representada pelo Diretor Institucional, Capitão PM Hernani Pantoja.
O CICOp é responsável pela integração operacional dos principais órgãos de defesa social (PMMG, Policia Civil e Corpo de Bombeiros) que, trabalhando em um mesmo espaço físico, somam forças para conter o avanço da criminalidade na região metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente são atendidas, diariamente, cerca de 17.500 ligações coordenadas e controladas.
Durante a cerimônia, o Excelentíssimo Comandante-Geral da PMMG, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, ressaltou a importância dos militares que atendem as ocorrências via 190. “Vocês são a porta de entrada da PM. Talvez o elo mais importante entre a Polícia Militar e a sociedade”.
Galeria de ex-chefes
Aproveitando a data, foi inaugurada a galeria de ex-chefes e entregue a Medalha de Mérito Militar. Destaques Operacionais e equipes do CICOp foram agraciadas com um certificado. Já os ex-chefes do Centro Integrado de Comunicações Operacionais receberam o certificado de “Dever Cumprido”.
O Comandante-Geral e o Chefe do CICOp, Tenente-Coronel Alexandre Magno, ainda assinaram a resolução que aprova a criação da Medalha do Cinquentenário. A homenagem é destinada a militares estaduais e autoridades civis pelos bons e leais serviços prestados, direta ou indiretamente, ao Centro Integrado de Comunicações Operacionais.