FORMATURA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS – CFO BM

Na última sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), entregou à população novos aspirantes a oficial. A solenidade de formatura aconteceu no pátio do Colégio Militar, em Belo Horizonte, e teve como paraninfo da turma o Coronel BM QOR, Ivan Gamaliel Pinto, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no período de 2014 a 2015.

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) foi representada pela sua vice-presidente, Major PM Claudia Herculana Ferreira Gloria, pelo segundo vice-presidente, Coronel BM Ademir Penido, e pelo diretor de planejamento estratégico, Coronel BM Antônio Damásio.

Em nota, o atual Comandante-Geral da corporação, Coronel BM Luiz Henrique Gualberto Moreira, parabenizou os formandos e lembrou da árdua caminhada até se tornarem oficiais. “Após mais de 3.800 horas-aula, divididas em 86 disciplinas, chegou o momento de receberem a merecida estrela de aspirante a oficial e o título de bacharel em Ciências Militares. Sejam muito bem-vindos ao seleto grupo de homens e mulheres que tem por nobre missão vidas alheias e bens salvar. Bem-vindos novos heróis do fogo”.

Além de bombeiros de Minas Gerais, frequentaram o curso militares do Espírito Santo, Estado homenageado – em cerimônia informal – pela contribuição e parceria durante a tragédia ambiental ocorrida em Mariana. O primeiro colocado do curso, Cadete BM Guilherme Costa Torres, recebeu das mãos do comandante-geral, acompanhado pelo paraninfo, uma placa de homenagem e a Medalha de Mérito Intelectual.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a devolução do Espadim Dom Pedro II, recebido no 1º ano do curso e devolvido no dia em que ele é declarado aspirante a oficial. No lugar do Espadim, os cadetes recebem a espada, símbolo do oficialato, das mãos de suas madrinhas ou padrinhos.

CFO
O Curso de Formação de Oficiais BM é realizado na Academia de Bombeiros Militar, instituição de ensino superior no Corpo de Bombeiros e tem duração de três anos. Durante o período de formação, os alunos estudam disciplinas específicas da atividade bombeiro militar como salvamento em altura e terrestre, combate a incêndios urbanos e florestais e segurança contra incêndio e pânico. Na grade curricular constam ainda outras matérias como gestão estratégica, financeira e orçamentária, além de chefia e liderança e comando militar que vão preparar o futuro oficial para a tomada de decisões nos diversos ramos de atuação.

Relacionados