GRANDE CONCERTO MARCA OS 126 ANOS DO 3° BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR E 125 DA BANDA DE MÚSICA DA UNIDADE

O diretor financeiro da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Major Joel Mercedes da Costa, e o diretor institucional, Capitão Hernani Pantoja, participaram na última sexta-feira (21) de um belíssimo concerto musical em comemoração aos 126 anos do 3º Batalhão de Polícia Militar, em Diamantina, e aos 125 da tradicional Banda de Música da unidade.

A noite musical, protagonizada pela banda do 3º BPM, ainda teve a participação especial do coral “Eny Assumpção Baracho” formado por alunos, professores e funcionários do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita. Sob a regência do Tenente Everton da Luz Ferreira, a noite foi de muita emoção com apresentação musical dotada de um repertório especialmente preparado para o público interno, sendo militares da ativa, reserva e reformados, além de companheiros e amigos da unidade.

 Com palco montado em frente ao prédio principal, sob iluminação cênica de encher os olhos, a boa música ao luar foi acompanhada de degustação de caldos variados, café e quitandas mineiras. O calor humano dos amigos de farda e familiares enalteceram com charme e brilho a bela noite de cultura musical.

A AOPMBM agradece a calorosa recepção dos militares da unidade, em especial ao comandante, Tenente-Coronel Aguilar, Capitão Aguilar, Major Gomes e o P5 do batalhão, subtenente Ribeiro e toda sua equipe. O evento não seria tão grandioso sem a competência e dedicação de todos vocês.

125 anos da banda
Criada pelo maestro João Batista Teixeira, em 1892, a Banda de Música do 3ºBPM constitui, hoje, um patrimônio da Polícia Militar. Essa agremiação musical escreveu páginas memoráveis na história da unidade levando cultura musical aos vales do Jequitinhonha, São Francisco, Rio Doce e Mucuri.

Com o lema “Segurança pública também se faz com música”, a banda do 3º BPM desenvolve diversos projetos sociais para conter o avanço da criminalidade, nos quais, além de levar boa música, seus músicos exercem a função policial militar em qualquer situação e locais onde estiverem presentes.

História do 3º BPM
Em 6 de maio de 1890, o então Governador João Pinheiro da Silva exarou o Decreto de criação do 4º Corpo Militar de Polícia em Diamantina, em 07 de junho daquele mesmo ano, quando ocorreu a instalação da Unidade.

Fiel aos princípios emanados da Constituição da República, o Terceiro Batalhão presta relevantes serviços à comunidade diamantinense e região há mais de um século. Atualmente abrange uma área de atuação em 13 frações distribuídas em 12 municípios e um Distrito no alto e médio Jequitinhonha. No âmbito da Polícia Militar, conquistou ao longo do tempo a imagem de uma Unidade não só tradicional, mas também eficiente no combate à criminalidade.

 

Relacionados