ENTREVISTA – TEN CEL HÉRCULES, MEMBRO DA AOPMBM, PARTICIPA DE REUNIÃO DA FIEP NA JORDÂNIA
O Tenente-Coronel Hércules de Paula Freitas, membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), foi um dos participantes do encontro da Comissão de Recursos Humanos da FIEP, Associação das Forças de Segurança de Natureza Militar da Europa e do Mediterrâneo.
Nos dias 28 e 29 de novembro, dentro do calendário de reuniões ordinárias da FIEP, o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG) enviou o oficial à cidade de Amã, capital da Jordânia, para participar da reunião. A viagem foi apoiada pela AOPMBM como forma de reafirmar o compromisso de campanha da atual gestão de promover o intercâmbio de associados para conhecer instituições estrangeiras. O objetivo é trocar conhecimentos e resultados para fortalecer nossa Instituição e a segurança pública.
A sigla FIEP faz alusão aos países de origem dos quatro primeiros membros, França, Itália, Espanha e Portugal. Fundada em 1994, seu objetivo é fortalecer as capacidades dos seus membros por intermédio da troca de experiências e melhores práticas, além de desenvolver seu caráter operacional pela promoção de ações concretas de cooperação e segurança global.
Em abril deste ano, o CNCG havia manifestado interesse na adesão à FIEP durante uma reunião realizada na cidade de Vicenza, na Itália. Diante do interesse, a FIEP enviou ao Brasil uma equipe de avaliação formada por oficiais da Romênia, Portugal, Itália, França e Jordânia, que visitou as polícias militares de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. “No final do ano houve a aprovação do ingresso do Brasil como observador. Permanecemos um ano como observador, e após esse um ano o país pode ser definido como membro convidado”, explica o Tenente-Coronel Hércules.
Vale ressaltar que esta foi a primeira oportunidade de integrar a comissão que trata de assuntos emergentes propostos pela presidência da entidade. A aceitação do Brasil significa um marco importante para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Como membro observador da FIEP, a PM reafirma o comprometimento das instituições brasileiras com os direitos humanos e com o estado de direito, além de descontruir o argumento de que o Brasil é o único país a manter polícia de preservação da ordem pública com estética militar.
A pauta da reunião na Jordânia teve como principal tema a crise de imigração e terrorismo. “A maioria dos países que integra o FIEP está vivenciado essa situação e todos foram demonstrar suas experiências. A gente sofre um pouco de imigração, como Haiti e Venezuela, começando a chegar agora no Norte do país, mas não chega a ser uma crise”, completou.
Londres
Em uma outra etapa da visita, o oficial – a convite da Embaixada do Reino Unido – participou em Londres da “UK Security Expo 2016”. Na oportunidade, juntamente com outros três representantes do CNCG, foi possível conhecer novas tecnologias aplicadas à segurança pública. “São representantes de 36 países para conhecer tecnologias em segurança pública. O foco, que nós percebemos, foi muito de sistema de detecção facial, ou seja, reconhecimento facial nas ruas. Sistemas de câmeras, públicos e privados, sendo compatibilizados para que as forças policiais possam, durante a atividade preventiva e numa investigação eventual, identificar as pessoas suspeitas nas ruas através de identificação facial”, explicou o Tenente-Coronel Hércules.