VITÓRIA DOS MINEIROS: LIDERANÇA FORTE, DIREITOS GARANTIDOS
Na última terça-feira (20), segundo dia de mobilização de policiais e bombeiros militares de Minas Gerais, com concentração na Praça da Assembleia Legislativa, milhares de servidores da ativa, reserva, pensionistas e familiares, do Soldado ao Coronel, compareceram de forma exemplar e com total demonstração de civismo e de pertencimento à classe dos militares, num ato de repúdio à aprovação do PLP 257/2016 (Renegociação das Dívidas dos Estados), cujo conteúdo era perverso para toda a categoria. Citamos: congelamentos de salários, progressão na carreira, desestatização de empresas públicas, proibição de promoções de servidores militares e civis, impedimento de repasses de transferências voluntárias para Estados e municípios entre outras contrapartidas tornam a proposta ineficaz para a solução dos problemas financeiros dos Estados. Ademais, tais medidas acarretam reflexos na prestação de serviços à comunidade, uma vez que restringindo o recrutamento de novos policiais, num ambiente de aumento de violência e criminalidade, não haverá substituição daqueles que são transferidos para a reserva (aposentados).
Nesse sentido, irmanados no sentimento de sinergia, coesão, convergência e união contra o chamado “pacote de maldades”, que impunha a retirada de direitos conquistados pelos militares ao longo de anos, além de outras graves ameaças. A AOPMBM, por meio de seu Presidente, Tenente-Coronel PM Ailton Cirilo, juntamente com parlamentares (federais e estaduais) e Presidente de Entidade de Classe (ASPRA, CSCS, CUME, COPM, UMMG e ASCOBOM) conduziram os trabalhos reivindicatórios de forma ordeira e pacífica. De tal modo que a manifestação teve repercussão na Câmara Federal, onde ocorria a votação do PLP com retirada dos pontos perversos à categoria.
Cabe ressaltar que o Comandante Geral da PMMG e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, e o Comandante do CBMMG, Coronel Luiz Henrique Gualberto demonstraram um espírito altruísta e republicano ao incentivar a participação de todos na defesa da Instituições. Vale ainda lembrar os trabalhos feitos pelas entidades nacionais, com destaque para a FENEME, liderada pelo Coronel Marlon, ANASPRA, com o Cabo Lotim, e ANERMB do Sargento Leonel, que foram de uma grandiosidade junto aos parlamentares federais.
Encontro com o Governador
Cabe ressaltar que, na tarde de segunda-feira (19), o Presidente Ailton Cirilo e demais dirigentes das entidades representativas reuniram-se com o Governador do Estado, Fernando Pimentel. Na ocasião ficou garantido pelo Governador que, havendo aprovação do PLP 257 na Câmara Federal, não seria recepcionado no Estado de Minas Gerais.
Mesmo com a promessa do Governador mantivemos nossa mobilização a fim de garantir os direitos e prerrogativas, que são intocáveis. E por volta da 17h de terça-feira (20), recebemos com a alegria a notícia da aprovação do PLP 257/2016 sem as condicionantes que afetavam diretamente toda a categoria. Do exposto, nos congratulamos com todos os atores que contribuíram para um resultado justo e satisfatório, no qual a união de todos foi fundamental para o resultado vitorioso.
Fica registrado os agradecimentos aos parlamentares federais e estaduais, com destaque para o subtenente Gonzaga, Major Olímpio, Coronel Fraga, Capitão Augusto, Cabo Sabino e outros que deram o alinhamento na Câmara Federal, bem como os parceiros Cabo Coelho, Coronel Zeder, Coronel Picinini, Sargento Valter e Alexandre, que de forma madura e pacífica conduziram o manifesto na capital mineira.
Nosso muito obrigado.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO
Tenente-Coronel Ailton Cirilo
Presidente AOPMBM