INAUGURADA EM CURVELO MAIS UMA UNIDADE DO COLÉGIO TIRADENTES
A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (26) a solenidade de inauguração do Colégio Tiradentes, unidade Curvelo. A nova instituição de ensino é fruto de um convênio firmado entre a prefeitura da cidade e a PMMG, que garantiu a incorporação de 256 alunos do ensino fundamental.
O Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Ailton Cirilo, representado pelo Coronel Antônio Damásio Soares, Diretor de Planejamento Estratégico da AOPMBM, foi um dos homenageados por contribuir para a implantação de mais uma unidade no Estado.
A concretização da parceria também é fruto da competência e do esforço conjunto do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; do Comandante da 14ª Região de Polícia Militar, Coronel Leonardo Carvalhar; e do Comandante do 42º BPM, Coronel Giovanni Idalmo de Faria, que não mediram esforços junto à prefeitura, Secretaria de Educação e lideranças locais para alcançarem a implantação da instituição.
Em sua nota, lida pelo mestre de cerimônia, o Comandante-Geral relembrou que a inauguração é um desejo antigo da corporação. “Hoje assistimos à materialização de um sonho arrojado, que se iniciou há mais de 30 anos”.
Antes do descerramento da placa de instalação, foram prestadas homenagens aos colaboradores que participaram da conquista, como deputados, vereador, autoridades militares, do Judiciário, Polícia Civil, secretários, além do prefeito da cidade e representantes locais.
A cerimônia contou, ainda, com a participação da Banda de Música da Polícia Militar e de alunos do Colégio Tiradentes, que encantaram a todos com a apresentação de um número musical.
Inauguração do Canil do 42º BPM
Ainda nesta quarta-feira (26), aproveitando a presença do Comandante-Geral da PMMG na cidade, foram inauguradas as novas instalações do Canil do 42º Batalhão de Polícia Militar.
O pelotão tem como missão o patrulhamento ostensivo, preventivo e repressivo; palestras antidrogas (com foco no público estudantil); além de busca e captura de pessoas foragidas (principalmente em matas e locais confinados); material entorpecente e controle de distúrbios civis e rebeliões prisionais.
Os animais ainda desempenham um papel social, pois são usados na Cinoterapia – terapia facilitada por cães para fins terapêuticos ou educacionais – realizada com um grupo de crianças com deficiência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Curvelo em parceria a Policia Militar.
De um modo geral, o convívio com cães estimula a responsabilidade, autoestima e autocontrole. Por meio do cão é possível induzir um grau de motivação que possibilitará um melhor desenvolvimento biopsicossocial, uma vez que até o mais resistente dos indivíduos se desconcerta na presença do animal e, com isso, diminui suas defesas, facilitando a ação terapêutica.
Durante a solenidade, funcionários e pacientes da APAE realizaram uma apresentação com a ajuda da cadela “Flecha”, integrante do pelotão canil da PMMG.