EXTINGUIR AS PMs? FALA SÉRIO!…
A tal moção é uma dissimulada reunião de ardis: “Uma das principais permanências da ditadura em nosso país é a atuação da policia militar“. Polícia militar (PM) é instituição bissecular, atuando na preservação da ordem pública. Antes do movimento de 64, era força mais guerreira que policial. Despojada de seu arsenal bélico, recebeu armamento, equipamento e treinamento policiais e missão constitucional definida; “nossas forças policiais são as que mais matam no mundo e esses mortos tem idade, cor e origem, são jovens, negros e moradores da periferia“. Querem passar a ideia que todo marginal é marginalizado e que as PMs são um núcleo de extermínio. No Mensalão, sim, há marginais que não são marginalizados, nem pobres, nem negros. Negro, corajoso, independente, intelectual é o homem à frente do julgamento e condenação dos que se julgavam todo poderosos; “durante a jornada de junho vimos o aparato repressor da PM nas ruas coibindo movimentos sociais e ativistas“. Mentira deslavada! Livre manifestação, pacífica, sempre foi garantida pelas PMs. A figura de PMs de Brasília, impassíveis, enquanto jovens alegres, até com certo exagero, jogam-lhes água, é emblemática.
As PMs reprimiram, e devem reprimir, sim, arruaceiros, vândalos, quadrilhas de mascarados que desafiam a autoridade do Estado, depredam o patrimônio público e privado; “a desconfiança da população com a polícia aumentou para 70%“. Deveriam ter colocado 171. “das ruas nasceu o grito ‘Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da polícia militar“. Querem abrir espaço para a Polícia do Partido, destruindo quem pode obstruir seu projeto de poder: as polícias militar e civil, o judiciário, o ministério público, as forças armadas, a Igreja e, depois, a picada mortal na corrente ingênua, mas, gulosa do Legislativo; “o que sempre foi uma luta histórica da militância em Direitos Humanos ganhou apoio popular“. Ao contrário, a desilusão tem provocado saídas de políticos sérios, visionários e reflexão de policiais cooptados, com emprego ameaçado; “e o Partido dos Trabalhadores que sempre esteve na trincheira de luta por Direitos Humanos deve defender a desmilitarização da policia militar“. Não sabe o que é menor flexibilização na disciplina e na hierarquia! Quem tem compromisso com a Nação sabe que cidadania não é fazer média, somente exaltando direitos. Cidadania é exercer direitos, mas, também, praticar deveres sociais.
O PT deveria acabar com a velhacaria! Por investimentos na Educação e criação da Comissão de DEVERES Humanos lutamos nós!