ARTIGO – JUSTIÇA COMO COMPLETUDE DA VIRTUDE

O artigo intitulado A Justiça como Complemento da Virtude procura esclarecer qual era o pensamento de Aristóteles no tocante à justiça e às virtudes. Por si mesma, toda reflexão sobre o assunto é de extrema importância para os que atuam na área jurídica e militar, pois a própria raison d’être dos seus afazeres é a Justiça. Mas a reflexão ganha muito mais valor se é calcada no pensamento de um dos maiores sábios da humanidade.

Aristóteles, o filósofo nascido em Estagira, no ano de 384 a.C., além de ser o fundador de dezenas de ciências, sempre foi, e continua sendo, o mestre dos maiores pensadores da humanidade, ao ponto de ser chamado simplesmente de “o Filósofo” por outro grande filósofo, Tomás de Aquino.

O autor do artigo, portanto, foi beber em boas fontes e não de se estranhar que tenha chegado a importantes reflexões. Uma delas é que a Justiça não é apenas uma virtude entre outras, mas o cume de todas elas, pois se destina não só a quem a pratica, mas a todos os homens. Outros importantes pensamentos estão consignados no artigo, o que justifica, sobremaneira, sua leitura.

Deixe um comentário

Relacionados