SOLENIDADE DE FORMATURA DO XVII CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (COESP/2017)
Na manhã desta quarta-feira (13) aconteceu, no pátio da Academia de Polícia Militar, a formatura do Curso de Operações Especiais (COEsp/2017) do Batalhão de Operações Especiais. O Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel PM Ailton Cirilo, prestigiou a solenidade e foi recepcionado pelo Comandante do Policiamento Especializado (CPE), Coronel Schubert Siqueira Campos; pelo Comandante do BOPE, Tenente-Coronel Olímpio Garcia Pereira; pelo Comandante-Geral, Coronel Helbert Figueiró, e demais autoridades.
Além de se constituir em forma de acesso aos quadros da unidade, o curso é um dos mecanismos institucionais pelos quais o comandante da unidade mantém, em regime de emprego imediato, a força para operações especiais da Policia Militar de Minas Gerais.
Para integrar este seleto grupo, o policial necessita operar em situações de alto stress, em condições climáticas adversas; portar grande número de armamento e equipamentos, por vezes em jornadas extensas de trabalho; realizar deslocamentos em ambientes diversos, com tempo reduzido para recuperação e descanso; transposição de obstáculos; natação utilitária; flutuação, dentre outras habilidades.
O curso teve duração de quatro meses após intensos testes seletivos iniciados com 183 policiais inscritos, entre integrantes de Minas Gerais, Roraima, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Paraíba, Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Nacional da Bolívia. Inicialmente 60 alunos participaram do curso, sendo que apenas 24 concluíram os treinamentos.
Durante este período, os formandos receberam instruções nas áreas de gerenciamento de crises, negociação, operações helitransportadas, patrulhamento em local de alto risco, tiro de precisão, operações em matas, florestas e áreas rurais, contraterrorismo e paraquedismo dentre outras, totalizando mais de 1.000 horas de treinamento intensivo.