POLÍCIA MILITAR FORMA NOVOS ASPIRANTES A OFICIAL
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou na última sexta-feira (24) a formatura de 162 novos aspirantes a oficial. A solenidade aconteceu na Academia de Polícia Militar (APM) e contou com a presença do Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel PM Ailton Cirilo, que prestigiou a concorrida cerimônia ao lado do Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; do Subcomandante, Coronel PM André Agostinho Leão; dos Comandantes da Academia de Polícia Militar, Coronel PM Robson Queiroz; da Escola de Formação de Oficiais (EFO), Tenente-Coronel Anderson de Oliveira, entre outras autoridades.
O evento foi marcado por diversos momentos. Um dos mais emocionantes foi a devolução do Espadim recebido no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e devolvido no dia em que é declarado aspirante a oficial. Em troca, os cadetes recebem a espada, símbolo do oficialato, das mãos de suas madrinhas ou padrinhos.
Outro ato foi a entrega de premiação aos cadetes que se destacaram no decorrer do curso. Neste ano, a AOPMBM premiou o aluno que mais representa a turma pelo compromisso, esforço, espírito de corpo, dedicação, ética e honra ao serviço militar, sendo o cadete Diogo Thomas Teles o escolhido. O jovem aspirante recebeu das mãos do Presidente da entidade o “Troféu Excelência” e uma lembrança especial. O primeiro colocado do curso ficou com o cadete Caio César Matheus Dias. Ambos receberam os cumprimentos do Comandante-Geral.
O paraninfo da classe foi o Presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa e Ex-Chefe do Estado Maior da corporação, Coronel PM QOR Klinger Sobreira de Almeida. Em seu discurso, ele parabenizou os formandos e os lembrou da árdua caminhada até chegarem ao tão sonhado dia. Em nota, o Comandante Geral da corporação também reforçou a importância de se honrar o compromisso de ser um miliciano de Tiradentes.
O cadete Queiroga foi o orador. “Para a turma fica marcado o nosso bom 7 de março, a data que marca para nós uma conquista, uma transposição de obstáculos, mas uma vitória que não marca o final, mas o início de uma trajetória ao oficialato. Amigos, vamos continuar marchando. Quem torcer por nós irá colher frutos e se alegrar conosco”, disse o aspirante.
Ao final, o Presidente da AOPMBM deu boas-vindas aos novos companheiros. “Esse é o momento de receberem a merecida espada. Nossa instituição, nossa sociedade e nossa família militar precisam de jovens como vocês: capacitados, comprometidos e aguerridos”, disse o Coronel Cirilo.
O esperado “fora de forma” foi o ponto alto da solenidade.
O curso
Os futuros oficiais foram devidamente preparados para o cumprimento de inúmeras missões no campo da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública. Durante o curso, com duração de um ano e nove meses, desenvolveram atividades como: estágio supervisionado em unidades da Polícia Militar; escalas de apoio operacional e de reforço em unidades e grandes eventos esportivos.