AOPMBM PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), representada pelo Vice-Presidente, Coronel BM Altamir Penido, participou nessa quinta-feira (14) de uma audiência da Comissão de Segurança Pública contra a política estadual do setor. Eles se queixaram, principalmente, das condições inadequadas de trabalho e da vulnerabilidade dos agentes de segurança, tendo em vista o assassinato de 15 profissionais somente neste ano, sendo 13 militares. O deputado federal Subtenente Gonzaga, dezenas de policiais e demais associações de classe também estiveram presentes.

Representantes de cada categoria expuseram a insatisfação do segmento com o que consideram a precarização da segurança. Na ocasião, resumiram o sentimento da maioria dos militares presentes de que o momento atual se assemelha ao de 1997. “É preciso lembrar ao governo que quem garante a governabilidade no Estado são as forças de segurança”, acrescentou Altamir Penido.

Segundo o deputado federal Subtenente Gonzaga, as forças de segurança enfrentam hoje o que classificou como “novo cangaço”, formado por grupos violentos dispostos a matar ou morrer. Diante desse cenário, ele defendeu a aprovação de projeto de lei que disponha sobre a proteção de policiais ameaçados. Contudo, ele lamentou que as negociações em torno de uma proposição nesse sentido sempre esbarram nas prioridades da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Nesse sentido, o delegado Julio Wilke, coordenador da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, afirmou que em Minas já está em curso um trabalho direcionado às quadrilhas responsáveis pelas mortes de policiais.

Foi criada uma força-tarefa, com o envolvimento de todas as polícias, do Ministério Público e de instituições financeiras, para a coleta de informações que possam ajudar na instrução de investigações. Ao mesmo tempo, uma equipe operacional das polícias está a postos para atuar em ocorrências que possam antecipar e evitar ataques.

Com informações da ALMG

Fotos: Chileno (CSCS)

 

Deixe um comentário

Relacionados