OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS DEVERÁ TER CURSO SUPERIOR
O próximo concurso público para ingresso no quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado poderá exigir que os candidatos tenham curso superior. Esse pré-requisito está no Projeto de Lei Complementar (PLC) 76/18, do governador Fernando Pimentel, que foi recebido nessa quarta-feira (7) pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A mensagem por meio da qual o governador encaminha o projeto foi lida durante a Reunião Ordinária. Ele altera o nível de escolaridade para ingresso no quadro de oficiais da corporação, passando-o do nível médio para o superior.
A proposição ainda determina que os editais dos futuros concursos deverão especificar a área ou a formação específica das vagas a serem ofertadas, de acordo com a necessidade do Corpo de Bombeiros Militar.
Indicação – O Plenário também recebeu outra mensagem do governador, com a indicação do coronel PM Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos para o cargo de diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), responsável pela previdência e assistência à saúde dos militares mineiros.
O coronel Vinícius Santos ingressou na PM em 1988. Já foi membro do Comitê de Assessoria ao Conselho Gestor de Saúde do IPSM e presidente do Conselho Gestor de Saúde da PMMG-IPSM-CBMMG.
A indicação deve ser submetida à deliberação do Plenário da Assembleia, após o indicado ser sabatinado em comissão parlamentar criada especificamente para isso.
Comunicações – Na mesma reunião, a Presidência comunicou a constituição do Bloco Compromisso com Minas Gerais, autodenominado independente, formado pelos seguintes partidos: PV, PSD, PSB, PPS, PTC, PEN, PSC e PHS. O deputado Agostinho Patrus Filho (PV) foi confirmado como líder do bloco.
O PT, o PMDB, o PRB, o PCdoB, o PR, o Avante e o Pros integram o Bloco Minas Melhor, de apoio ao governo. O deputado André Quintão (PT) será o líder do bloco e o deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), da Maioria. Como vice-líderes, foram indicados os deputados Arnaldo Silva (PR), Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Doutor Jean Freire (PT) e Léo Portela (PRB) e a deputada Rosângela Reis (Pros).
Constituem o Bloco Verdade e Coerência, de oposição, o PSDB, o PDT, o PTB, o DEM e o PP. Os líderes do bloco e da Minoria serão, respectivamente, os deputados Gustavo Corrêa (DEM) e Gustavo Valadares (PSDB).
Fonte: ALMG