VICE-PRESIDENTE DA AOPMBM É HOMENAGEADO EM IPATINGA
Nessa quinta-feira (19), a 3ª Companhia Independente de Bombeiros, sediada em Ipatinga, no Vale do Aço, se transformou no 11º Batalhão de Bombeiros Militar. A solenidade, presidida pelo Comandante-Geral do CBMMG, Coronel BM Claudio Roberto de Souza, aconteceu na Rua Ituiutaba, no centro da cidade. O Vice-Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Coronel BM Altamir Penido, foi homenageado por ter comandado a unidade, na época pelotão, de 1991 a 1994.
“Fico muito honrado de ter comandado a unidade, na época pelotão da minha saudosa e querida Ipatinga. Essa homenagem é fruto de um trabalho feito com responsabilidade e amor pela corporação e pela farda. Obrigado por me proporcionar relembrar os bons momentos que passei aqui. Conte sempre comigo para continuarmos, juntos, empoderando nossa classe militar”, agradeceu Coronel Penido.
Na nota do Comando, o Coronel BM Cláudio enalteceu o desempenho dos militares lotados no novo Batalhão e desejou bons trabalhos. “Aos militares que atuarão no 11º batalhão desejamos bons trabalhos, que atuem com fibra, coragem e fraternidade na nobre missão que nos foi confiada”.
Expansão
A nova estrutura representa um aumento superior a 30% no seu efetivo, podendo chegar a 368 bombeiros militares, 89 a mais do que é definido para a companhia independente, cujo número chega, no máximo, a 279. Com a elevação, o 11º Batalhão de Ipatinga ficará responsável pela cobertura de 85 municípios em uma área de 27.323,50 km2, alcançando mais de 1,5 milhão habitantes. Em 2017, a 3ª Cia Independente de Ipatinga ocupou a terceira posição entre as unidades que mais atenderam ocorrências no estado, com 31.447 ocorrências.
Desde 2015, sete pelotões se tornaram companhias sediadas em Alfenas, Araguari, Conselheiro Lafaiete, Diamantina, Lavras, Pará de Minas e Teófilo Otoni. Os pelotões de Araxá e Manhuaçu serão os próximos a passar por essa elevação.
Também nesse período cinco companhias foram elevadas a companhias independentes nos municípios de Poços de Caldas, Barbacena, Patos de Minas e Ipatinga, que avança mais uma posição, em razão de estudos atualizados mostrando as necessidades do Vale do Aço.
Fotos: Júlio Fotógrafo e Tenente BM Constantino