TIRADENTES É HOMENAGEADO EM OURO PRETO E PMMG ABRILHANTA EVENTO

A Guarda de Honra formada por Cadetes da Academia de Polícia Militar e a Banda de Música do Centro de Atividades Musicais da PMMG abriram a solenidade em comemoração ao Dia de Tiradentes realizada pelo Governo de Minas, neste sábado (21), em Ouro Preto, na região Central do Estado. A cerimônia relembrou a importância de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira e patrono das Polícias Militares do Brasil.

Seguindo a tradição, o Governador Fernando Pimentel passou em revista à tropa e posicionou-se em frente ao Pavilhão Nacional para execução do Hino do Brasil. Uma coroa de flores foi colocada no monumento do mártir da inconfidência logo após.

No momento seguinte, a pira da liberdade foi acesa. A tocha que simboliza os ideais dos Inconfidentes saiu da Academia da PMMG na sexta-feira (20) e foi levada até a Praça Tiradentes por cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que se revezaram numa corrida pela Rodovia dos Inconfidentes até Ouro Preto.  “É um orgulho ter feito parte da condução do fogo simbólico até o Centro Histórico. Tiradentes representa, acima de tudo, valores como a igualdade e a liberdade, que hoje incorporam a nossa instituição”, destacou o cadete Matheus Leite de Almeida.

A salva de 21 tiros homenageou Tiradentes e encerrou a primeira parte do evento. Na sequência, o Governador Fernando Pimentel seguiu para o Centro de Artes e Convenções da UFOP, onde entregou a Medalha da Inconfidência a policiais militares, autoridades e civis. A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar abrilhantou o evento.

“Este é um momento de grande satisfação para a nossa corporação e uma oportunidade de homenagear alguns policiais militares”, finalizou o Comandante-Geral, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes.

Autor: PMMG

 

Deixe um comentário

Relacionados