DISCENTES DO CFSD 2017 VISITAM PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Integrantes da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento do 11º Batalhão de Polícia Militar realizaram, no último dia 28, uma visita ao Parque Nacional do Caparaó, com subida ao Pico da Bandeira. A atividade visou aprimorar as competências e enriquecer o aprendizado dos 101 soldados de 2ª classe em formação na unidade.

A inspeção teve ainda um significado importante para os alunos, já que o 11º BPM, em virtude do resultado positivo obtido na captura de guerrilheiros que atuaram na serra do Caparaó em 1967, passou a ser chamado carinhosamente de “Sentinela do Caparaó”. Além disso, a atividade proporcionou aos novos soldados conhecer o 3º pico mais alto do país e o relevo totalmente acidentado, típicos de cerrado, vendo na prática o que aprenderam nos livros sobre a Geografia do Brasil.

O capitão César Freitas foi um dos convidados para a atividade que, segundo ele, enriquece e aprimora o trabalho dos novos policiais. “O 11º Batalhão é conhecido como o ‘Sentinela do Caparaó’, e essa região é muito marcante para o batalhão e para a própria história nacional, sendo um local muito emblemático, uma região de montanhas e cidades no entorno, nas quais fazemos policiamento. Então é importante que os novos policiais conheçam a geografia do parque para terem condições de prestarem um serviço de qualidade quando depararem com alguma atividade adversa”.

Atividade física

A subida ao Pico da Bandeira visou, também, melhorar o condicionamento físico dos discentes, além de trabalhar, de forma secundária, o comportamento individual e coletivo do grupo possibilitando a integração entre as turmas com fulcro no desenvolvimento do espírito de corpo e companheirismo.

A atividade preparou os futuros soldados para atuarem em região de montanha, típica do Estado de Minas Gerais, como em casos de incêndios florestais ou busca/resgate de pessoas perdidas.

 

 

Deixe um comentário

Relacionados