ENCONTRO REÚNE ÓRGÃOS DE AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM BELO HORIZONTE
Profissionais das Organizações de Aviação da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e das Unidades Aéreas das Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares e Polícias Civis de todo o país participam do evento no Clube dos Oficiais da Polícia Militar.
Minas Gerais sedia desde terça-feira (12) o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública. O evento é coordenado pelo Comando de Aviação do Estado (Comave) e tem a participação de profissionais de todos os estados da federação e do Distrito Federal. Representantes de unidades aéreas das forças de segurança estaduais e federais discutirão por três dias questões relativas à atividade aérea de segurança pública no Brasil.
O Comandante do Comave, Coronel Rodrigo Sousa, afirma que o evento permite a troca de experiências importantes para todos os comandantes e gestores da aviação e defesa civil do Brasil. “Nosso objetivo neste encontro é trazer otimização para os nossos trabalhos e traçar novas estratégias para as diversas atividades em comum que realizamos com intuito de buscarmos economia, eficiência, efetividade e redução de gastos”.
O socorro às vítimas da tragédia do rompimento da barragem de rejeitos de Mariana , em novembro de 2015, foi tema da palestra “Gestão e Coordenação das Operações de Socorro das Vítimas do Rompimento da Barragem de Mariana”. O chefe do Gabinete Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Fernando Antônio Arantes, apresentou aos participantes como ocorreu o resgate aos atingidos.
“No Comave, percebemos que com a integração e unificando os recursos, a gestão administrativa é muito efetiva e eficiente. E conseguimos bons resultados quando respeitamos as peculiaridades de cada órgão, seja a Polícia Militar em sua atividade operacional, os Bombeiros Militares, a Polícia Civil e a Defesa Civil. Nosso objetivo é sempre fortalecermos as ações para darmos mais efetividade à atividade de aviação do Estado”, concluiu.
O Capitão Mena Barreto, representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, acredita que o encontro oportuniza a integração da federação e dos estados na segurança pública de aviação. “Esse evento é uma oportunidade para discutirmos as questões estruturantes da aviação no Brasil. A Senasp trabalha para que tanto o Governo Federal, quanto os entes estaduais trabalhem de uma forma integrada e coordenada em prol da sociedade brasileira”, destacou.
O encontro que irá até a próxima quinta-feira,14, terá ainda palestras sobre operações de drones, operações aéreas policiais, operações aéreas integradas e manutenção aeronáutica.
Fonte: Com informações da PMMG