AUMENTA EFETIVO E AUTONOMIA DO CORPO DE BOMBEIROS DE DIAMANTINA

A 3ª Companhia de Diamantina será elevada a Companhia Independente. A solenidade de elevação ocorre nessa terça-feira (19), às 10h, na Praça Largo do João 114, bairro Dom João.

A área total é de 3.060 m², sendo 1.696 m² de construções. O terreno pertence à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), mas foi cedido à Prefeitura de Diamantina para efetivar a parceria com o Estado e abrigar o Corpo de Bombeiros. O efetivo passa de 60 para 78 militares, um acréscimo de 23%.

Diamantina (Território Alto Jequitinhonha) está localizada a 302 km de Belo Horizonte e, desde 1999, possui o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. A cidade barroca de edificações mais simples – que atrai turistas de todos os lugares — foi construída no Século XVIII entre montanhas recheadas de diamante – pedra preciosa de expressivo valor financeiro – responsáveis pela atração de muitos povos.

Além das elevações administrativas para melhorar a capacidade operacional das estruturas existentes em diversos municípios, houve nesse período a expansão do Corpo de Bombeiros. Com as parcerias dos municípios foi possível chegar a novas localidades, por meio de pelotões ou postos avançados. São estruturas menores, porém, capazes de dar segurança à população com todos os serviços prestados pelos Bombeiros.

Segundo o comandante do CBMMG em Diamantina, capitão Andrey Márcio Gomes, a elevação tem grande importância, porque traz autonomia e independência.

“Dependíamos do 7º Batalhão de Montes Claros que, por sua vez, levava as nossas demandas ao 4º Comando Operacional de Montes Claros. Agora vamos direto a este último, porque nos tornamos Companhia Independente. Muda também a nossa capacidade de atendimento com mais viaturas”, ratifica Gomes.

Com o novo status, a Companhia Independente vai iniciar uma parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que tem campus em Diamantina, para transformar boa parte dos servidores dessa instituição de ensino e pesquisa em brigadistas, o que contribui para uma resposta rápida de primeiros socorros, princípio de incêndio e pânico.

“É uma capacitação totalmente gratuita que pretendemos ampliar para as instituições públicas e empresas privadas interessadas. A partir de agora aumenta também a nossa capacidade de fiscalização, treinamento, análise de projetos e vistorias de liberação para as edificações”, explica o comandante.

Mais abrangência

No final do ano de 2014, o Corpo de Bombeiros Militar tinha 58 unidades nos 17 territórios de desenvolvimento. Hoje são 69 e até o início de julho serão 72 frações com atendimento regional, número superior ao planejado pela instituição para o fim do ano de 2018.

Em relação a 2026, último ano do Plano de Comando em vigor, o Corpo de Bombeiros terá chegado a todos os municípios com população superior a 30 mil habitantes no estado. Contudo, há possibilidade ainda de atender municípios que tenham mais de 15 mil habitantes.

Do ponto de vista hierárquico, o capitão Andrey Márcio Gomes observa que a nova Companhia Independente de Diamantina passa a ser responsável também pelos pelotões de Pirapora e Curvelo. Nas três regiões o número de municípios de abrangência totaliza 31, e o número de viaturas, 29.

Para tornar possíveis as elevações e a expansão do Corpo de Bombeiros sem novas contratações, o Governo do Estado trabalha com reestruturação administrativa, deslocando mais pessoal para o trabalho operacional e obtendo bons resultados.

Cronograma

Estão previstas três novas inaugurações de postos dos Bombeiros nas próximas semanas. No dia 3  de julho será a vez da 70ª unidade do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais, em Bom Despacho (Território Oeste). Em 5 de julho a inauguração está  prevista para Salinas (Território Norte) – capital nacional da cachaça. Também em julho, será inaugurado o posto avançado de Almenara (Território Médio e Baixo Jequitinhonha), dia 7.

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

Relacionados