Coronel Lucas será secretário de Defesa Civil do governo Bolsonaro

O coordenador municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Alexandre Lucas, ocupará o cargo de secretário nacional de Defesa Civil no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A assessoria de imprensa do órgão confirmou o convite e que o coronel aceitou ocupar o cargo.

A secretaria será vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que será chefiada por Gustavo Canuto. A pasta engloba os atuais ministérios da Integração Nacional e de Cidades.

A assessoria de Alexandre Lucas não deu detalhes sobre como ocorreu o convite, disse apenas que o extenso currículo profissional do coordenador da Defesa Civil de Belo Horizonte favoreceu que ele fosse escolhido para o cargo.

Currículo

Formado em ciências militares com ênfase em defesa social pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Alexandre Lucas é o atual coordenador municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte.

É pós-graduado em segurança pública  e em gestão estratégica de segurança pública pela Fundação João Pinheiro. Fez grande parte de sua carreira na Polícia Militar. Foi comandante de operações de radiopatrulhamento do Batalhão Rotam; ex-professor e coordenador do curso de formação de oficiais na Academia de Polícia Militar; e foi professor no curso básico da Defesa Civil; atuou como coordenador de operações especiais da PMMG; foi comandante da 1ª Companhia de Missões Especiais;ocupou o cargo de secretário Executivo de Defesa Civil de Minas Gerais entre 2004 e 2010; foi gestor de desastres em Minas entre 2005 e 2010 e atuou como gestor de desastres na Prefeitura de Belo Horizonte entre 2011 e 2018. Já foi colaborador e palestrante da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Do Jornal O Tempo

Deixe um comentário

Relacionados