Operação VerdeBrasil: CBMMG envia militares para combater incêndios florestais na Amazônia

Na manhã desta quinta-feira, (5/9), 20 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas (CBMMG) embarcaram no Aeroporto da Pampulha, por volta das 10h, em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), para o município de Novo Progresso, ao sudoeste do Pará, para atuar no combate a incêndios florestais na região da Amazônia Legal.

A previsão de permanência da tropa na Operação é até o dia 20 de setembro. O CBMMG atende determinação do Governo de Minas, que foi mobilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para apoio às ações de prevenção e combate a incêndio florestal na Amazônia Legal, em apoio às Forças Armadas e Órgãos Ambientais Federais.

Os bombeiros militares embarcados levam equipamentos de combate a incêndio florestal, como: sopradores, abafadores, bombas costais (uma espécie de mochila que armazena 20 litros de água para combate ao fogo), drones de monitoramento, tecnologias de geoprocessamento e aparelhos GPS (Sistema de Posicionamento Global).

O Corpo de Bombeiros trabalha com um planejamento que permite a atuação de nossos militares em missões não previstas, sem causar qualquer prejuízo no atendimento às demandas de nosso estado, honrando assim com o sistema de cooperação entre os estados e a União. A exemplo da Operação Moçambique e também da Operação Brumadinho que, permanece até hoje, as demandas de rotina não sofreram qualquer alteração.

Os cenários complexos e dinâmicos que envolvem catástrofes e grandes sinistros são oportunos para demonstrar o valor de uma tropa bem treinada e capaz de atuar em atividades diversas, reforçando sempre o nosso mote de proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.

Do CBMMG

Deixe um comentário

Relacionados