Bombeiros que atuaram em Moçambique recebem homenagem em São Paulo
Nesta quarta-feira (23), a tropa do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) que atuou no Desastre em Moçambique, no início deste ano, em decorrência da passagem dos Ciclones Idai e Kenneth, devastando o continente africano, foi homenageada com a outorga da Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, em solenidade organizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A referida comenda foi instituída pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz – ABFIP ONU. As Forças de Paz do Brasil foram criadas em 22 de novembro de 1956, através do Decreto nº61/56 do Presidente da República, para integrarem a Força Internacional de Emergência da ONU no Egito. Desde então, tem atuado com brilhantismo no contexto internacional, presentes em todos os continentes sendo objetivo da ABFIP ONU preservar a memória destas forças e projetar seus valores para o futuro.
A mesa diretora da solenidade foi presidida pelo Deputado Estadual (SP), Coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PP) e composta pelo Presidente da ABFIP ONU, Dr. Walter Mello de Vargas, pelo Comandante da Equipe do CBMMG na Operação Moçambique, Major Rafael Neves Cosendey entre outras autoridades.
Em discurso durante o evento, o Maj Cosendey, além de relatar a importância da ação do CBMMG no continente africano, por ocasião das catástrofes, fez questão de enaltecer a representatividade da condecoração recebida: “a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil destina-se a premiar e reverenciar o culto aos nobres atributos daqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da Pátria Brasileira que é detentora do Prêmio Nobel da Paz 1988 e 2001, perante as demais nações, e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados à Pátria.”
Do CBMMG