Academia de Bombeiros Militar recebe novo Comandante

Hoje (30), foi realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM), localizada no Complexo Pampulha, a solenidade de passagem de comando da Unidade.

Entre as autoridades presentes, destaque para o Chefe do Estado-Maior da Quarta Região Militar, Coronel Sávio Lopes Gil, representando o Comandante da 4ª RM, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Edgard Estevo da Silva, o Corregedor do CBMMG, Coronel Marcus José Tibúrcio Lima, o Chefe da Auditoria Setorial, Coronel Robespierre de Oliveira Silva, o Diretor de Logística e Finanças, Coronel Erenito Alves Azeredo, a Assessora de Assistência à Saúde, Coronel QOS Andréia Geraldo Batista, demais autoridade militares e civis, representantes de entidade de classe e comissões representativas.

A abertura do evento contou com a participação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que executou o Hino Nacional Brasileiro.

Na solenidade, foi formalizado o ato solene de passagem do cargo de Comandante da Academia de Bombeiros Militar, do Coronel William da Silva Rosa para o Tenente-Coronel Lucioney Rômulo da Costa, que anteriormente ocupava o cargo de Comandante do Terceiro Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM).

Durante a cermônia, o Coronel William, que neste ano encerrará a sua jornada no Corpo de Bombeiros, recebeu das mãos do Comandante-Geral e do Tenente-Coronel Rômulo uma homenagem como reconhecimento pelos excelentes serviços prestados. Também foram agraciadas as esposas dos Comandantes sucessor e sucedido, representando as respectivas famílias.

Ao final da solenidade, a Banda Sinfônica do CBMMG executou a “Canção do Bombeiro”. Em seguida, a tropa formada desfilou em continência ao novo Comandante da ABM.

 

ABM investindo cada vez mais na qualificação da tropa

Em 2018, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) qualificou 555 militares por meio de uma gestão compartilhada com os Comandos Operacionais de Bombeiros (COB’s). Foram realizados 21 cursos de qualificação profissional, sendo nove na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e doze no interior do estado. O encerramento ocorreu com o Curso de Salvamento em Soterramentos Enchentes e Inundações (CSSEI), realizado pela ABM no município de Belo Horizonte, sendo finalizado no dia 13 de dezembro do mesmo ano.

A qualificação abrangeu oito áreas de atendimento operacional sendo elas: Salvamento Veicular, Salvamento Terrestre, Salvamento em Soterramentos Enchentes e Inundações, Salvamento em Alturas, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Produtos Perigosos, Combate a Incêndio Urbano e Combate a Incêndio Florestal. Ao todo, o CBMMG qualificou pelo menos 555 militares.

Academia mineira é referência em qualificação no Brasil

Acreditando na importância da integração com os Corpos de Bombeiros Militares dos demais estados brasileiros, o CBMMG qualificou também bombeiros militares dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Roraima, além de dois bombeiros da Polícia Federal de Buenos Aires, na Argentina. Dentro dessa integração, o CBMMG assume o compromisso de valorizar a política intersetorial, compartilhando os cursos de qualificação com os demais Corpos de Bombeiros Militares, por acreditar na importância do compartilhamento do conhecimento para o enriquecimento do aprendizado. Dessa maneira, busca-se avançar na excelência dos serviços prestados à sociedade.

Do CBMMG

Deixe um comentário

Relacionados