Corpo de Bombeiros participa de simulado do Trauma da Ciências Médicas 2019, com demonstração de atentado terrorista
Militares do Corpo de Bombeiros participam, nesta sexta-feira(01), no Parque Municipal, da nova edição do Simulado do Trauma, com os alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. O evento é realizado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais com o apoio de Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU Belo Horizonte, Batalhão de Operações Especiais da PMMG (BOPE), IML de Belo Horizonte, além dos Hospitais Semper e João XVIII.
A intenção é preparar tanto os acadêmicos, quanto os profissionais, para a realização correta dos procedimentos essenciais para atender ao protocolo de socorro às vítimas deste tipo de crime.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – SINESP, ferramenta criada pelo Governo Federal em 2012, até o mês de junho de 2019, o Brasil registrou cerca de 21.651 ocorrências de crimes violentos com vítimas fatais. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. Apesar da queda em relação ao ano de 2018, uma diferença de mais de mil homicídios, os números ainda são alarmantes. Minas gerais ocupa o 15º lugar nesse ranking, registrando 223 crimes para cada 100 mil habitantes, segundo o monitor da violência do Portal G1.
SAIBA MAIS:
O evento será realizado no dia 01 de novembro de 2019, às 12h, no Parque Municipal Américo René Giannetti, de Belo Horizonte (na porta do Teatro Francisco Nunes). O evento é aberto ao público.
Dinâmica da cena: Dois terroristas armados com uma pistola modelo 380 vão invadir um estabelecimento comercial na região central de Belo Horizonte e trocarão tiros com os seguranças do local. Durante a tentativa de fuga das pessoas que estarão dentro do comércio, haverá empurra-empurra e tumulto. Algumas pessoas cairão no chão e serão pisoteadas pela multidão.
O atentado resultará em 30 vítimas com graus de lesões diversos, como fraturas, ferimentos de bala, objetos empalados, entre outros, além de 4 óbitos. A policia epsecial seráacionada ao local por conta da presenca de refens. A corporacao de bombeiros e os servicos de saude movél chegarão rapidamente para dar seguimento ao atendimento das vítimas.
Os alunos dos cursos da Faculdade serão divididos da seguinte forma:
● Enfermagem e Medicina: se dividem entre os socorristas e prestarão atendimentos às vítimas da cena.
● Fisioterapia: analisarão a ergonomia dos profissionais na cena e farão o atendimento a algumas vítimas que serão encaminhadas para o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da Faculdade, além do atendimento intra-hospitalar.
● Psicologia: auxiliarão os familiares das vítimas na cena e também prestarão apoio às vítimas que serão encaminhados para o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da Faculdade.
O Simulado será iniciado por volta das 12horas, com o início do tiroteio
São convidados a assistir ao evento alunos de escolas, transeuntes do Parque e arredores, imprensa e demais interessados.