

Trinta capitães da Polícia Militar de Minas Gerais excedentes do Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) foram convocados pelo Comandante-Geral da PMMG, Cel PM Giovanne Gomes da Silva. A resolução nº 4.8783/2020 que determina o aproveitamento dos candidatos aprovados foi publicada nesta quinta-feira (23/01).
A convocação ocorreu em virtude de um esforço entre a Comissão de Candidatos excedentes e o Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Cel Ailton Cirilo da Silva, que intercedeu junto ao Comando-Geral, apresentando argumentos convincentes e necessários aos interesses públicos, mormente na prestação da segurança pública.
A AOPMBM, por meio de seu Presidente, agradece o atendimento de mais esta demanda por parte do Comando-Geral da PMMG e a confiança dos candidatos ao procurarem esta associação para a obtenção de auxílio em assuntos referentes às atividades desempenhadas pelos militares mineiros.
O Cel PM Ailton Cirilo aproveita para reiterar a constante e firme disposição desta Associação na defesa dos direitos e prerrogativas dos integrantes da família Policial e Bombeiro Militar de Minas Gerais.
Sobre o CESP
O Curso de Especialização em Segurança Pública tem por finalidade ampliar e atualizar os conhecimentos profissionais dos Capitães para as funções de oficiais intermediários e superiores, além de ser requisito para promoção, nos termos da legislação específica.
Estão entre as atribuições do curso estão: comandar operações de polícia ostensiva, planejar ações de policiamento ostensivo, desenvolver policiamento comunitário; gerenciar Companhia de Polícia e assessorar o comando; exercer poder disciplinar e de Polícia Judiciária Militar; trabalhar em Unidades da Polícia Militar, no comando/subcomando de Companhias e seções de assessoria, realizando trabalhos em equipe e em supervisão, em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em horários diversos (diurnos, noturnos e em rodízio de turnos).