Exposição na Câmara mostra como trabalho das Polícias Militares contribui para melhoria dos indicadores da Segurança Pública

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou o papel da polícia militar na melhoria dos indicadores da segurança pública no País e afirmou que a pauta da segurança sempre será uma das prioridades do Parlamento. Maia participou nesta terça-feira (4) da abertura da exposição que destaca o trabalho das polícias militares no País.

A exposição sobre as PMs foi elaborada após a polêmica exposição sobre o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que foi considerada ofensiva por diversos deputados ligados a corporações policiais.

Em entrevista para a TV Câmara, o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), autor do requerimento da exposição, ressaltou que várias propostas estão sendo analisadas pelo Parlamento em favor das PMs, como a permissão de atuar no chamado ciclo completo da polícia, realizando investigações.

Em novembro do ano passado, logo após a inauguração dessa mostra na Câmara dos Deputados, uma placa com uma charge do cartunista Carlos Latuff que retrata um jovem negro algemado e um policial armado foi retirada e quebrada por um parlamentar.

A placa citava o Atlas da Violência, editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo aponta que homens jovens e negros são o perfil mais frequente das vítimas de homicídio e da ação letal das polícias no Brasil.

“A exposição foi fruto de um desentendimento no ano passado e conseguimos mostrar que era apenas um conflito de opinião e que a solução seria uma exposição de valorização do papel da Polícia Militar no Brasil”, destacou o presidente Rodrigo Maia.

“Estamos sempre à disposição para dar espaço para que todas as representações importantes da sociedade se façam representadas”, reafirmou o presidente.

 

Deixe um comentário

Relacionados