Veja as recomendações do Codont para evitar a contaminação por Covid-19
A pandemia do Covid-19 alterou a rotina das pessoas e trouxe a necessidade de se reforçar os cuidados com a saúde, inclusive a bucal. Mesmo em quarentena, não podemos descuidar dos hábitos de higiene bucal, uma vez que a boca é uma das principais vias de contágio do Coronavírus. Além disso, diversos estudos já comprovaram a eficácia do cuidado com a saúde bucal na prevenção de outras doenças sistêmicas. As mudanças cotidianas podem fazer com que alguns hábitos como o de escovar os dentes sejam negligenciados, transformando a boca em um ambiente favorável à proliferação bacteriana e viral. A cavidade bucal possui uma rica flora microbiana e suas gotículas salivares podem ser transmissoras de várias doenças. Neste momento, o melhor é se evitar os hospitais e o risco de contaminação.
Fazer a higiene bucal corretamente, com uso de escova de dentes, creme dental com flúor, fio dental e, como complemento quando indicado pelo dentista, o uso do enxaguante bucal, ajuda a reduzir o acúmulo de patógenos infecciosos. Lembre-se de fazer a limpeza da língua também. Antes de realizar a higiene bucal, é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20
segundos. Além disso, a troca da escova de dentes não deve ultrapassar 90 dias. Deve-se também evitar o consumo de alimentos muito açucarados e manter o mínimo de 3 escovações diárias.
Se alguém na sua casa estiver com sintomas ou suspeita de infecção por COVID-19, o uso da pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado. Nesse sentido, também é indicado não deixar as escovas de dentes no mesmo ambiente. Deve-se realizar a desinfecção da escova de dentes 2 vezes por dia, por um minuto, com alguma dessas substâncias: álcool etílico 70%, peróxido de hidrogênio a 0,5% ou hipoclorito de sódio a 0,1%. Após a desinfecção, lavar com água corrente e armazenar a escova em local adequado. Se a pessoa contaminada ou suspeita usar algum tipo de aparelho/prótese removível ou placa de bruxismo, devese usar imersão em álcool etílico 70%, por 1 minuto, e depois lavar com água corrente para higienizá-lo.
Nesse momento evite atendimentos de prevenção e procedimentos eletivos odontológicos. Só procure atendimento odontológico durante a pandemia para casos de emergência (sangramentos não controlados, inchaços intra ou extrabucal, traumatismos envolvendo a face) ou urgência (dor aguda, fraturas dentárias, tratamento odontológico necessário prévio à procedimento médico crítico, cimentação ou refixação de coroas ou próteses fixas, cáries extensas ou restaurações com problema que estejam causando dor, ajuste ou troca de dispositivo ortodôntico que esteja machucando a mucosa oral). O consultório odontológico é um ambiente de fácil disseminação de microrganismos e, portanto, deve ser evitado ao máximo.
Se seu caso se encaixar em uma das situações acima, entre em contato previamente com o Call Center do Codont pelos telefones: 31-3307-0465 ou 31-3307-0489 de 2ª a 6ª feira de 8h às 18h para avaliar a necessidade de atendimento odontológico. Após o contato, o profissional saberá como conduzir o caso e orientá-lo sobre a melhor providência a ser tomada.