Montes Claros – 10º BPM completa 64 anos e presenteia a região com a maior redução de crimes violentos em todo o Estado de MG

Da Assessoria de Comunicação da 11ª RPM

 

Em 28 de julho de 1956, em um sábado, instalava-se em Montes Claros o então 10º Batalhão de Infantaria (BI) da Polícia Militar, criado pela Lei no 1.402, de 29 de dezembro de 1955. Foi realizada uma solenidade militar para apresentação do Batalhão aos montesclarenses na conhecida Praça Dr. Chaves, com finalização e desfile militar na Praça Dr. Carlos.

 

O primeiro Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Geraldo Batista, na solenidade de instalação do 10º BPM, proferiu um discurso do qual pode-se ter como destaque os dizeres, “A instalação do 10º BI atesta a vitalidade de nossa Corporação e vem proporcionar à região norte-mineira novos recursos de segurança, de maneira que a tranquilidade se positive numa extensão territorial (…). Somos o alienígena que também chega à terra generosa, disposto a integrar-se na comunidade, a prestar-lhe a assistência de que necessitar.” Essas palavras, proferidas há 64 anos,  ainda na atualidade, retrata cristalinamente a missão de garantia de paz social e preservação da ordem pública que o 10º Batalhão da Polícia Militar vem exercendo ao longo de sua existência.

 

O 10º BPM, na data de sua instalação, funcionou provisoriamente na Praça Dr. Chaves e, posteriormente, em um prédio da Rua Camilo Prates, ambos no Centro de Montes Claros. Em 03 de outubro de 1964, o 10º Batalhão instalou-se oficialmente em sua sede atual, com características marcantes de um quartel militar, localizado na avenida Deputado Plínio Ribeiro, ponto estratégico para a prontidão de operações policiais, tornando-se referência de segurança pública na cidade de Montes Claros e nos demais Municípios que pertencem à Unidade.

 

Ao longo de sua história, além de promover segurança e preservação da ordem pública, o 10º BPM participou ativamente, com a sua tropa de valorosos militares, de diversos acontecimentos que marcaram a história do País, dentre os quais, destaca-se a atuação dos militares da Unidade na transferência da Capital Federal, do Rio de Janeiro para Brasília, no ano de 1960. O 10º BPM enviou sua tropa militar, com a missão de vigiar e manter a segurança de pontos importantes da então BR-7, rodovia Belo Horizonte-Brasília. Ressalta-se, também, a participação dos seus bravos soldados no movimento cívico-militar de 1964, sob o comando do saudoso Tenente-Coronel Georgino Jorge de Souza, à época, Comandante do 10º Batalhão; e, o ingresso da primeira turma de policiais femininas no 10º BPM, com formatura no ano de 1987. O 10º BPM, teve ainda, a honra de um de seus primeiros comandantes, o então Maj PM José Geraldo de Oliveira, assumir posteriormente a função de Comandante-Geral da Polícia Militar, quando chegou ao posto de Coronel, o mais alto da carreira na Corporação.

 

Até o ano de 2010, o 10º Batalhão era o único responsável pelo policiamento em toda a cidade de Montes Claros e em algumas cidades próximas. Com o crescimento de Montes Claros e da Região Norte de Minas, foi criado o 50º BPM, em 05/03/2010, que  compartilhou com o 10º BPM a responsabilidade na prestação do serviço de segurança pública na cidade de Montes Claros e região.

 

Atualmente, o 10º Batalhão executa o policiamento preventivo e repressivo, numa área de 16.500 km², atendendo a pouco mais de meio milhão de pessoas. Este quantitativo é referente à metade da cidade de Montes Claros, mais 14 cidades vizinhas e 03 distritos, sendo eles: Bocaiúva, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Glaucilândia, Guaraciama, Ibiaí, Itacambira, Juramento, Lagoa dos Patos, Olhos D´Água, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Engenheiro Dolabela, Alto Belo e Vista Alegre.

 

O atual comandante do 10º Batalhão é o Tenente-Coronel PM Gildásio Rômulo Gonçalves, que conta com 27 anos de serviço na carreira militar e já exerceu funções em todas as Companhias de policiamento da Unidade e em diversas seções administrativas do 10º BPM; e no Comando de outros Batalhões.

 

O 10º BPM, reconhecido pela dedicação de sua valorosa tropa, sempre se destacou no cumprimento de sua missão, sendo referência a outras Unidades da PMMG. A título de exemplo, reduziu 46% da criminalidade violenta, ranqueando em 1º lugar entre os 87 Batalhões do Estado, no ano de 2019, comparado com o ano de 2018. Igual feito foi repetido pelo 10º BPM no 1º semestre de 2020, alcançando a maior redução de criminalidade violenta em todo o Estado (38% na redução de homicídios consumados e 57% de redução nos crimes de roubo).

 

Para tal feito, foram realizadas aproximadamente 10.000 (dez mil) operações policiais, prisão e/ou apreensão de quase 2.000 (dois mil) infratores e apreensão de 225 armas de fogo. Além disso, nesse tempo de crise causada pela pandemia da COVID-19, tem realizado diversas ações solidárias junto às famílias em vulnerabilidade social, como doações de centenas de cestas básicas, quase 150 cobertores, bem como, realizou uma campanha de doação de sangue com a participação de dezenas de seus integrantes, para suprir o deficit dos bancos de sangue da nossa cidade.

 

E é assim que o 10º BPM completa seus 64 anos. Com os autuais integrantes irmanados com os mesmos ideais daqueles que por ele já passaram, comprometidos, cada dia mais, com uma prestação de segurança pública de qualidade e com a promoção da paz social. O aniversário é do Batalhão, mas quem ganha o presente é a população, com uma cidade e região mais seguras, fruto do incansável e diuturno trabalho dos seus bravos policiais militares, que acreditam e fazem valer o previsto no seu hino:         

 

          “…Não nos falte jamais a bravura

          Que o padrão do mais forte encerra,

          Se na paz a vitória é segura

          Deve o ser igualmente na guerra…”

 

            Os integrantes da 11ª Região da Polícia Militar, na especial ocasião, parabenizam o 10º Batalhão de Polícia Militar pelo seu aniversário.

 

Deixe um comentário

Relacionados