Bombeiros iniciam preparação para período chuvoso
Em meio ao forte calor vivido em Minas Gerais nas últimas semanas, as chuvas são ansiosamente aguardadas para amenizar as altas temperaturas. No entanto, o período chuvoso também é motivo de preocupação pra muita gente. E é por isso que o Corpo de Bombeiros, em consonância com o Governo do Estado, traça seu planejamento com antecedência para evitar e mitigar os efeitos de catástrofes como as que ocorreram no início deste ano com as fortes tempestades que atingiram cidades do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Na última semana, foi apresentado o Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2020-2021, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) como forma de definir métodos de redução de risco de desastres.
As ocorrências mais comuns do período são os alagamentos, enchentes e inundações, bem como os deslizamentos, desabamentos, soterramentos que aumentam consideravelmente em tempos de chuvas constantes, trazendo diversos danos materiais e humanos para a população. Nesse aspecto, o treinamento cotidiano e efetivo representa uma das bases do serviço especializado do CBMMG para minimizar os danos, bem como reduzir o tempo resposta e potencializar os salvamentos em ocorrências dessa natureza.
Dessa forma, o Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e da Companhia de Busca e Salvamento (CBS), iniciou nesta quarta-feira (14), um treinamento de preparação para o período chuvoso, que ocorrerá em três etapas: a primeira foi iniciada na cidade de Itutinga, na região do Campo das Vertentes, onde os militares estão recebendo instruções sobre salvamento em situações de alagamento, resgate de pessoa ilhada, pessoa em situação de enchente e inundação.
A segunda etapa da capacitação será realizada na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, oportunidade em que os militares terão instruções sobre os equipamentos e ferramentas usadas nessas situações.
A última fase acontecerá nas sedes dos Pelotões de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad’s) em algumas regiões do estado.
O treinamento implementado pela Companhia de Busca e Salvamento (CBS), cumpre o propósito de nivelar conhecimento dos Pelotões de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad’s).
Uma parte importante da capacitação ocorre em locais cujo cenário simula a realidade de uma catástrofe, preparando os militares para enfrentar todos os tipos de dificuldades em situações reais. Com orientações e treinamentos que vão desde a devida organização de materiais nas viaturas a ações como retirada de vítima, utilização de botes, amarrações de cordas para remoção da vítima, descida de rio e saco de arremesso, instrução de escoramento, instrução de rompimento, entre outras técnicas e procedimentos que garantem a efetividade e a segurança da operação.
Fonte: CBMMG.