COdont apresenta experiências exitosas em Encontro Mineiro do CRO-MG

Nesta semana o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) realizou, virtualmente, o 1º EMAPESPO – Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos. Na oportunidade, o Centro Odontológico da Polícia Militar de Minas Gerais, COdont, ficou em 3º lugar com a tese “Atendimento no Centro Odontológico da PMMG durante a pandemia: uma experiência exitosa”.

O trabalho foi feito em conjunto pelos policiais militares Ten Cel Átila Savernini, Ten Cel Andrea Janhsen, Maj Ernany Borges, Cap Daniela Correa, Cap Andrea Ribas e 2º Ten Tiago Pinali. Entre as ações imediatas apresentadas, constam a) delineamento dos procedimentos autorizados, b) revisão de protocolos de atendimentos e rotinas de biossegurança adequados ao momento, c) apoio tecnológico (call center e webinar). Já de ações prospectivas, a) entendimento e interpretação legal, b) construção de amparo técnico-científico, c) adaptações procedimentais e estruturais, d) acompanhamento e avaliação epidemiológica.

Ao apresentar a tese, o Ten Cel Átila afirmou que a odontologia foi uma das atividades mais penalizadas durante a pandemia de Covid-19 e sendo, talvez, uma das crises de saúde mais sérias desde a gripe espanhola. Ainda durante a contextualização, o Ten afirmou que o COdont é responsável pelo cuidado odontológico de 228.000 pessoas em Minas Gerais sendo cerca de 3.500 atendimentos ao mês (pré-pandemia) e que, a suspensão abrupta do atendimento na saúde pode ter impactos extremamente negativos para a sociedade.

Durante a exposição do trabalho, os telespectadores foram informados sobre a criação de um Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 na COdont em função da necessidade de uma resposta rápida, segura e responsável para não haver uma descontinuidade na assistência prestada à sociedade.

A metodologia envolveu a gestão de riscos e a análise de cenários. Em adequação à pandemia, o Centro estabeleceu uma nova rotina envolvendo triagem, aferição de temperatura antes do paciente entrar no estabelecimento, implementação do serviço de teleorientação, aquisição de novos equipamentos de proteção individual (inclusive para as equipes de manutenção) e de protocolos de atendimento específico.

Ao final, o Ten Cel Átila destacou que o sucesso do plano de enfrentamento à epidemia foi o fato de não ter sido registrado nenhum caso de contaminação ocorrido durante a prática odontológica no COdont.

 

Deixe um comentário

Relacionados