MILITARES FEMININAS FAZEM HISTÓRIA COM INEDITISMO

O início de novembro foi de comemoração para as militares femininas. Isto porque a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul teve a primeira mulher promovida a Coronel, posto mais alto da corporação. Já a Força Aérea Brasileira, pela primeira vez na história, terá uma mulher no posto de Brigadeiro, por meio da indicação do presidente Jair Bolsonaro.

A Coronel da PMMS, Neidy Nunes Barbosa Centurião, entrou para a corporação há 27 anos, quando ainda tinha 17 anos. A carreira dela inclui Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1º Batalhão, Comunicação Social, comando da Cavalaria e o subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário.

Em entrevista para veículo local, a oficial ressaltou o trabalho feito por mulheres em um ambiente que, por muito tempo, foi considerado propriamente masculino. “É um grande orgulho, e sou grata em ter chegado a coronel por conta de todo trabalho que elas fizeram e que abriu espaço. Com a minha chegada até aqui, pretendo abrir ainda mais espaço para que outras possam também chegar. E claro, sinto uma responsabilidade gigantesca por representá-las.”

Já a coronel Carla Lyrio Martins teve seu nome assinado em decreto por Jair Bolsonaro para o posto de brigadeiro médica e para o cargo de diretora do Hospital Central da Aeronáutica. Ela ingressou na Força Aérea em 1990, como médica de esquadrão e integrou a FAB em Fortaleza e no Rio. É especialista em hematologia, hemoterapia, medicina aeroespacial, vigilância sanitária e epidemiológica.

 

 

A AOPMBM se orgulha dos feitos conquistados pelas militares e ressalta a importância da valorização desse coletivo, que acumula desafios inerentes à profissão e ao próprio gênero.

 

 Fotos disponíveis na internet

 

Triênio 2019-2020

Coronel PM Ailton Cirilo

Coronel PM Rosângela Freitas

 

AOPMBM presente, cuidando de sua gente.

Deixe um comentário

Relacionados