AOPMBM Entrevista – Tenente Coronel PM Ivana Ferreira Quintão, Comandante do Colégio Tiradentes / Unidade Argentino Madeira

– A senhora trabalhou com ensino ao longo de sua carreira? Quais os cargos ocupados?

Trabalhei na Academia de Polícia Militar (APM) como Chefe de Curso de turmas de praças em formação e
aperfeiçoamento profissional, quando a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS) à
época tinha o nome de Centro de Ensino Técnico (CET), ao longo de nove anos da minha carreira. Fui
professora titular das disciplinas de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário, Policiamento de
Guardas e Ordem Unida.

 

– Como o coronavírus afeta a educação no Brasil? Quais os impactos disso futuramente?

A pandemia afetou todas as áreas no mundo inteiro. No Brasil não seria diferente, pois a realidade imposta
foi um desafio, ainda é e será por um tempo. A incerteza sobre o futuro pode gerar instabilidade emocional, o que afeta o equilíbrio psicológico, o que pode causar prejuízos de cognição e temperamento. A educação
tradicional a que estamos acostumados, independente da classe social, é desenvolvida em
estabelecimento apropriado ao convívio social, e à interação entre alunos e professores. É um ambiente de
constante discussão, observação pessoal, e constatações, que tem seus melhores resultados de forma
presencial. O ser humano é melhor com outras pessoas, experimentando sensações de forma presencial. O incentivo certo, o auxílio, as conversas fazem mais sentido quando acontecem “cara a cara”, com
avaliação de percepções. Por isso a educação vai além do ensinar conteúdo. Requer observações,
interações, intervenções, que no campo presencial podem ser realizadas ao calor das dúvidas e dos
exemplos, trazendo mais segurança, compreensão, aprendizado e entendimento. Mas enquanto a situação
se mantiver dentro dos parâmetros de distanciamento social e por conseguinte com a metodologia de
ensino remoto para a educação básica no país, precisamos compreender que a vida, o tempo, o momento
continuam passando e acontecendo. Precisamos ter esperança e fé de que essa pandemia passará. E
diante deste novo contexto devemos criar um ambiente favorável para que o processo de ensino
aprendizagem continue favorável e os impactos no processo de ensino sejam minimizados com o
envolvimento de toda a comunidade escolar, com destaque para a família e os professores, que são
fundamentais para o sucesso e o êxito da Rede CTPM. Obviamente houve muitas perdas e entre elas a de
vidas, o que acarreta muitas tristezas, mas torna necessário olhar adiante e agirmos hoje e não ficar
olhando o tempo passar. Sejamos culpados pela ação e não pela omissão, principalmente quando o
assunto é a educação dos nossos filhos e alunos. O futuro está nas pequenas conquistas, no dia de
amanhã, na vacina que chega, na economia que retorna ao seu fluxo, na valorização da vida, mesmo que
tudo ainda seja devagar, na expectativa que a cada dia sejamos renovados e revestidos de esperança, de
uma melhoria contínua, em fim, de dias melhores. E o homem neste momento sem precedentes confirmou
a sua capacidade de readaptação, reinvenção, recriação e de resiliência. As famílias tiveram que
remodelar as formas de convivência uns com os outros. E dentro dessa readaptação, a educação teve a
necessidade de ser redimensionada à situações diversas do usual acompanhando as necessidades de
mudança, para que não percamos este período da história, pois mais tarde haverá uma cobrança que
ainda desconhecemos como será, e as consequências da vida escolar destes estudantes que viveram ao
seu tempo no período pandêmico. Possivelmente no futuro haverá a percepção de diferenças em termos de desenvolvimento de habilidades
entre um aluno que não foi alcançado pela readaptação da escola a essa nova realidade, e outro que teve
a oportunidade de manter o processo de aprendizado mesmo remotamente, e passou pelo ensino à
distância. Mas a amplitude dessas consequências dependerá, ao meu ver, de outras situações ao longo do
caminho. Necessário se faz a compreensão e a ação das famílias sobre a dimensão de uma pandemia
para o desenvolvimento de seus filhos, e de fato acolherem as diferenças e dosarem as expectativas
auxiliando a escola na formação educacional, caráter e de personalidade das futuras gerações.

 

– Como o CTPM lida com o ensino em tempos de pandemia?

Na PMMG, a Rede CTPM, por um ato de coragem do Comando da Instituição, levado a efeito pelo Diretor
de Educação Escolar e Assistência Social, Sr. Coronel Welerson Conceição Silva, ainda que em condições
inéditas, o ensino teve seu curso, possibilitando aos alunos dos Colégios Tiradentes a continuidade do
aprendizado com qualidade, com desenvolvimento de tecnologia e responsabilidade. Aos professores da
Rede Tiradentes foi oferecido treinamento, capacitação e ferramentas para o desenvolvimento de suas
atividades, com orientações pedagógicas da Diretoria, e acompanhamento também das equipes
pedagógicas de cada Unidade do Colégio Tiradentes, além do respaldo administrativo oferecido pelo
Comando e equipe Administrativa de cada Escola. Então podemos dizer que a Rede CTPM conseguiu
adaptar-se à realidade difícil e dura, e colhe frutos das ações ousadas e de coragem dos que acreditaram
na possibilidade de permanecer, enquanto a maioria das escolas públicas brasileiras não pode dar
sequência aos seus projetos pedagógicos nos anos de 2020 e 2021. A Rede CTPM minimizou os prejuízos
pedagógicos para cerca de 25.000 alunos em toda Minas Gerais e vem evoluindo para a busca da
excelência, com o objetivo de que o aluno obtenha uma formação integral, o que inclui valores para a vida
e resiliência para seguir, apesar dos desafios e incertezas.

 

– Como as famílias podem contribuir para reduzir esses impactos?

Como já exposto, as famílias devem acompanhar, observar e acolher as crianças e adolescentes nas
dificuldades e procurar desenvolver habilidades adequadas para restabelecer o equilíbrio necessário aos
acontecimentos, à medida que os cenários vão mudando. Devem mostrar a importância e responsabilidade
na condução dos compromissos (estudos, atividades escolares, simulados). No entanto, os momentos de
relaxamento, processo criativo e de valorização das relações em família continuam sendo a base e o
suporte para superar os desafios e intempéries da vida. Os pais, o núcleo familiar, são os melhores
educadores que alguém pode ter. E neste momento, a situação que enfrentamos trouxe para as famílias a
possibilidade de resgatar essa importante atribuição delegada aos professores ao longo do tempo. A
sinergia família, aluno e escola se torna ainda mais importante para superarmos este momento e
permitirmos que as habilidades propostas para todos os anos escolares sejam alcançadas, as
competências e a mudança atitudinal sejam contempladas em todos os níveis de aprendizado. E neste
contexto o papel da família é fundamental. Não se trata de uma transferência de responsabilidade, mas
sim uma junção de esforços e uma convergência de interesses junto com a Escola escolhida pela família
para educar o seu filho. Escola esta que, para além do conteúdo ministrado, agrega valores e princípios
baseados na história da Polícia Militar de Minas Gerais em servir a população mineira há mais de dois
séculos.

 

– Para a senhora, que já lecionou, qual a importância do professor e da ciência para a sociedade?

O professor é quem faz todo o processo de ensino aprendizagem funcionar. O professor é autoridade. É
referência para crianças e adolescentes, principalmente em determinados momentos da vida, que
coincidem exatamente com o período escolar e desenvolvimento sócio emocional. Então esta referência
precisa ser positiva. Eu guardo as melhores lembranças dos meus professores e sei que fiz diferença na
vida de alguns alunos que tive, embora adultos. A relação entre aluno e professor é muito rica e pode
transformar realidades e comportamentos, por isso exige tanto do professor. Quanto maior a autoridade, maior a responsabilidade. A Ciência tem sua importância à medida que possibilita o aperfeiçoamento e
manutenção da sociedade, numa evolução contínua, em todas as áreas.

 

– Qual a importância de se ter qualidade no ensino? Como alcançar esse feito?

A qualidade no ensino é importante para que os alunos tenham potencial de competir pelas vagas das
faculdades públicas e privadas, em igualdade de condições e com o diferencial de estudar na Rede CTPM. O Nosso Colégio Tiradentes manteve o cumprimento do calendário originário em 2020, obedecendo todos
os dias letivos previstos bem como a carga horária com as devidas adaptações necessárias, logrando
pleno sucesso no fechamento do ano. E neste ano de 2021 já adaptado e experimentado, oferece uma
plataforma ainda mais robusta para servir de base e subsidiar um processo de ensino ainda mais
qualificado. Neste sentido é que investimos e depositamos em nossos professores e na sua preparação,
incentivando a melhoria técnico profissional constante, em suas capacitações, apoio necessário no
exercício da docência e investindo em tecnologia da informação (TI), inteligência artificial e em uma
plataforma educacional que possa oferecer o suporte necessário, com a linguagem adequada, e na medida
certa para os respectivos anos escolares, subsidiando um aprendizado de qualidade e interativo. A cada
ano que passa a interação e a sintonia entre a Rede CTPM e a Solução Positivo Didáticas tem sido um
sucesso no cumprimento dos objetivos e metas propostos no Plano Pedagógico e com resultados
extremamente importantes quando das avaliações externas, seja ao nível estadual através do SIMAVE, seja no âmbito nacional pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O aprendizado e a
experiência de um ensino de qualidade fica para sempre, sendo imprescindível para os acontecimentos da
vida. É assim que trabalhamos e temos trabalhado.

 

– Quais as principais metas em sua gestão?

Enquanto Comandante do CTPM Unidade Argentino Madeira e Diretora Administrativa das oito Unidades
CTPM da RMBH, minhas metas são colaborar para que o ensino básico na PMMG continue sendo
reconhecido pelo seu nível de excelência, com efetividade de resultados, inclusive no período remoto. Para
tal, necessário se faz a busca de meios de promoção de educação continuada tanto para a Administração
da Unidade, quanto para o nosso corpo pedagógico, com o apoio da DEEAS e de outras Unidades e
Órgãos que possam contribuir para o aperfeiçoamento de processos e resultados, e implementar a
renovação das instalações físicas da escola de forma a acolher mais adequadamente nossos alunos e
oferecer uma melhor qualidade de vida no trabalho aos professores e servidores civis e militares.

 

– A senhora conseguiria classificar os principais desafios que enfrenta como Comandante do CTPM?

Enquanto Comandante de um quartel da PMMG que trata-se de educandário, a entrega mais importante
se relaciona às questões pedagógicas e na manutenção das condições ideais para seu funcionamento, cujo apoio é todo realizado pela parte administrativa. Neste momento de pandemia, de novos aprendizados, entendo que o maior desafio é lidar com o sentimento, com a emoção das pessoas. Exercer um Comando
sensível às mudanças, à persistência deste momento, e buscar o equilibrio necessário para a resolução de
situações conflituosas que existem em ambiente presencial, mas também em virtude do ambiente remoto. O universo do CTPM Argentino Madeira engloba cerca de 200 professores, mais de 2.800 alunos,e com
eles, pais e/ou responsáveis, além da equipe pedagógica e administrativa. O terreno é vasto e fértil para
situações favoráveis e desfavoráveis aos valores e interesses institucionais, principalmente neste momento
de carências. Estar presente e manter-se disponível é sem dúvida um fator colaborativo para superar estes
desafios.

 

– Que conselho daria para os alunos?

Como nós temos alunos de 5 a 17 anos, não posso dar o mesmo conselho de forma específica. Posso
dizer apenas que vivam tudo de acordo com a idade e cada coisa de uma vez, sem ansiedade. Que
desenvolvam hábitos saudáveis com os ensinamentos e acompanhamento das famílias, porque vão
precisar de todo o aprendizado e dos bons hábitos para a vida toda, principalmente quando adultos. Compreendam e absorvam os valores e princípios trabalhados na Rede CTPM, serão importantes ao longo
de sua vida. Dediquem-se às famílias, às atividades escolares, às atividades extra-classe, às brincadeiras, às obrigações em casa. Gostaria de enfatizar para eles que embora o momento não seja o mais tranquilo, sempre há uma esperança e que podemos tirar lições positivas até de situações adversas como a que
estamos passando. O momento passará, mas o aprendizado de como soubemos lidar neste período, este
sempre ficará.

 

– Defina em uma frase, se possível, o que é a Educação.

Educação promovida pelas instituições formais é uma ferramenta de crescimento pessoal e de
transformação social, essencial para a construção de uma sociedade justa, democrática e livre. Obviamente que os rumos desta Educação estarão muito relacionados à educação recebida da família ou
dos grupos de referência, com aspectos intrínsecos a eles, que podem refletir nas experiências vividas.

 

Ten Cel Ivana Ferreira Quintão,
Comandante do Colégio Tiradentes/ Unidade Argentino Madeira

 

Triênio 2019-2021

Coronel PM Ailton Cirilo

Coronel PM Rosângela Freitas

 

AOPMBM presente, cuidando de sua gente.

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