27 de agosto – Dia do Psicólogo

Por Paola Bonanato Lopes, Coronel PM QOR psicóloga – Colaboradora do Departamento de Saúde AOPMBM

 

Em 27 de agosto comemora-se o dia do psicólogo e, em 2021, essa ciência, ainda jovem, completa 59 anos de existência. Apesar de sua caminhada curta, o saber psicológico tem suas origens na filosofia que desde a Grécia antiga, é instigada pela mente humana e seus processos.

Ao pé da letra a palavra psicologia deriva-se dos vocábulos gregos psiquê que significa “alma” e logia, com o sentido de “estudo de”. Assim, temos o estudo da alma humana que, à luz da ciência traduz-se no estudo do comportamento humano e seus processos mentais.

Segundo censo do Conselho Federal de Psicologia (CFP), de agosto de 2021, o Brasil conta com aproximadamente 400 mil psicólogos, sendo 83% do sexo feminino. Minas Gerais contribui com 11% desta fatia, sendo que a distribuição de homens e mulheres acompanha o descrito pelo CFP.

A psicóloga – neste caso permitam-me subverter a ordem gramatical do masculino genérico, já que estamos diante de uma profissão eminentemente feminina, atua em diversos âmbitos como a saúde, o trabalho, a segurança, a educação e o lazer. Onde quer que se apresente, seu objetivo fundante é o de promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano.

Na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a primeira turma de psicólogos ingressou em 1987, quando foram incluídos na carreira do quadro de oficiais de saúde, dez profissionais. Anterior a este período, psicólogos civis atuavam na instituição tendo como foco a seleção e a formação policial militar. A partir de 1987 o quadro ampliou-se, mediante novos concursos, na medida em que se consolidava a importância do seu papel e crescia a demanda por acolhimento, orientação e atendimentos psicológicos. O ano de 2007 foi um marco de inclusão, com 33 admissões, totalizando um somatório de 88 oficiais psicólogos.

A categoria profissional que se constituiu, para além da farda, “vestiu a camisa”, ancorou-se em conhecimento sistematizado e práxis compartilhada, desbravou desafios e ousou ocupar espaços onde havia a possibilidade do adoecimento mental. O que antes era lugar desconhecido e de estranhamento, foi se configurando pioneirismo no país.

Atualmente a instituição contabiliza 45 profissionais que atuam nas diversas especialidades, realizando atividades no âmbito da clínica, do assessoramento, da seleção, do desenvolvimento de pessoas e da educação profissional, contribuindo com seu saber na promoção e prevenção da saúde mental dos policiais militares e seus dependentes. Além das atividades relativas a suas especialidades, este profissional integra comissões e projetos interdisciplinares que visam a promoção da qualidade de vida, bem estar e saúde dos integrantes da corporação.

Ao longo dos 34 anos de existência, a psicologia na PMMG se dispôs a levar seu olhar e sua escuta profissional aos indivíduos e à organização no intuito de favorecer a consecução de sua missão, isto é, “promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, valorizando as pessoas, contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender em Minas Gerais”.

Tarefa complexa que se agrava neste contexto pandêmico, de restrições e de isolamento social, causando agravos à saúde mental dos indivíduos e colocando o policial militar em situação de maior vulnerabilidade como sujeito e profissional.

No ensejo desta data comemorativa, rendemos nossas homenagens aos psicólogos da ativa e veteranos que, com zelo, determinação e técnica, promoveram e promovem a saúde mental e o desenvolvimento psicossocial dos integrantes da instituição militar estadual.  Lembremo-nos com admiração dos colegas visionários, desbravadores e líderes que contribuíram nos primórdios da psicologia na PMMG e que hoje recebem nossos aplausos em outra dimensão espiritual. O percurso trilhado foi desafiador e o sucesso alcançado foi fruto de comprometimento, conhecimento, experiências compartilhadas e trabalho em equipe. Nas palavras de Raul Seixas, “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Parabéns, colegas, por este dia!

 

 

HOMENAGEM 

A AOPMBM homenageia a todos os psicólogos e psicólogas e, especialmente, àqueles da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), profissionais que promovem a saúde dos militares e contribuem de sobremaneira com o bom desempenho das corporações.

 

Triênio 2019-2021

Coronel PM Ailton Cirilo

Coronel PM Rosângela Freitas

 

AOPMBM presente, cuidando de sua gente.

Deixe um comentário

Relacionados