Homenagem aos 40 anos da mulher na PMMG
Em 1º de setembro de 1981 iniciou-se o Curso de Formação de Sargentos Femininos na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), formando as primeiras policiais femininas da Corporação, após o decreto 21.336, que criou a Companhia de Polícia Feminina (Cia PFem). O feito partiu de uma dificuldade dos policiais em lidarem com menores em conflito com a lei ou abandonados, bem como mulheres envolvidas em ilícitos penais.
Assim, a PMMG foi uma das Corporações Policiais Militares do Brasil pioneiras na introdução de mulheres em seus quadros de carreira, tendo a humanização como justificativa. Transcorridos 40 anos desde sua inauguração, é visível a presença da mulher policial militar nas diversas atividades operacionais e administrativas, em inúmeros postos e graduações e participando de processos de desenvolvimento institucional como na Defesa Interna e Territorial e nos Quadros de Saúde e de Especialistas.
A AOPMBM aproveita a oportunidade para homenagear todas as policiais femininas, que representam todo um coletivo, e reforça a importância da igualdade e da presença de mulheres não só nas corporações militares, mas nos diversos espaços sociais.
Triênio 2019-2021
Coronel PM Ailton Cirilo
Coronel PM Rosângela Freitas
AOPMBM presente, cuidando de sua vida.