Coronel PM Ailton Cirilo, Presidente da AOPMBM, tem publicado artigo sobre valorização dos militares, em Jornal de Poços de Caldas

O Coronel PM Ailton Cirilo, Presidente da AOPMBM, teve seu artigo “Precisamos valorizar os militares” publicado no Jornal da Cidade, de Poços de Caldas.

 

Leia abaixo ou entre aqui.

 

Precisamos valorizar os militares

 Por coronel PM Ailton Cirilo, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (AOPMBM) e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública OAB/MG

 

As festas de fim de ano são tradições familiares transmitidas ao longo de gerações, uma época especial para quase todas as idades e que ajuda na construção de memórias entre familiares e amigos.

Nos bastidores da sociedade, o pleno exercício de algumas profissões são fundamentais para que os brasileiros desfrutem de segurança e tranquilidade durante os feriados.

Assim como os profissionais da saúde, inúmeros policiais e bombeiros militares abdicam da presença com os pais, filhos, irmãos e cônjuges durante o período para atender à população. Enquanto o plantão nessa época já é costume para alguns, há quem esteja começando neste ano.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por exemplo, lançou recentemente na Praça da Estação uma de suas principais operações anuais, a “Operação Natalina”, visando maior proteção aos mineiros durante o Natal e o Réveillon.

Para garantir segurança à sociedade, cerca de 5 mil policiais farão policiamento ostensivo em Belo Horizonte. Ao final das datas comemorativas, as operações serão voltadas para áreas residenciais, evitando arrombamentos, pois muitas pessoas viajam nesse período de férias.

Para tanto, a PMMG contará com o apoio de alunos dos cursos da Academia da Polícia Militar, de setores administrativos das unidades e dos Comandos de Policiamento Especializados.

O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atua no atendimento cotidiano, intensifica junto à sociedade a importância da segurança durante as festas de fim de ano. Assim, conscientizam sobre inúmeras situações alarmantes que são comuns nesse período, como uso de fogos de artifícios, casas de shows pirotécnicos e incêndios, equipamentos de iluminação natalina que podem queimar, além de chuvas frequentes e a procura por cachoeiras.

O que essas Forças Militares têm em comum é o desejo e o compromisso de permanecerem firmes no propósito de servir bem à sociedade mineira, mantendo a engrenagem dos demais serviços essenciais à população. Portanto, são incontáveis militares atuando integralmente, em uma verdadeira demonstração de amor incondicional ao próximo, arriscando suas próprias vidas e abdicando, muitas vezes, do contato salutar com a própria família.

A estagnação de salários e falta da recomposição das perdas inflacionárias, enfraquecimento orçamentário do IPSM, reforma do estatuto e a ausência de lei específica do Sistema de Proteção Social Salarial estão no rol dos motivos que fomentam a desvalorização desses profissionais.

Na maior crise sanitária e hospitalar da história brasileira, os servidores públicos têm garantido a sobrevivência do país de sobremaneira às custas do convívio e segurança de seus entes queridos, da saúde mental e da própria vida, cujo valor é inestimável. Valorizá-los deveria ser, também, um direito. Esse é o meu desejo para 2022!

 

Triênio 2022-2024

Coronel PM Ailton Cirilo

Coronel PM Rosângela Freitas

 

AOPMBM presente, cuidando de sua gente.

 

Deixe um comentário

Relacionados