15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
O dia 15 de junho foi instituído em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas). como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
A violência contra os idosos pode acontecer em diversos contextos, em relacionamentos com expectativas de cuidados e confiança, por meio de ações ou omissões. Os principais tipos de violência a que os idosos estão sujeitos são:
– Violência física. É o tipo mais fácil de ser identificada devido a sua visibilidade. É marcada por maus tratos físicos.
– Violência psicológica e emocional. É caracterizada principalmente pelo abandono afetivo, agressão verbal, privação de liberdade, tratamento hostil e de discriminação.
– Violência patrimonial/financeira. Atualmente é muito comum, em razão de que muitas famílias dependem da renda financeira e do patrimônio do idoso. Por sua vez, a vulnerabilidade e fragilidade física, aliadas à desadaptação às tecnologias bancárias, induzem a pessoa idosa a deixar seu cartão bancário com outras pessoas que utilizam da oportunidade para fazer empréstimos e retiradas de dinheiro com facilidade.
– Violência institucional. Nesse contexto, há muitas instituições muito bem preparadas para receber e acolher o idoso, oferecendo uma oportunidade de se obter cuidados específicos e técnicos necessários ao bem-estar de uma pessoa idosa. Por outro lado, a pessoa institucionalizada pode sofrer os mais diversos abusos e agressões de todas as formas.
– Negligência. Trata-se da privação de cuidados básicos necessários a saúde e bem estar do idoso, como: alimentação, medicamentos, higiene, falta de proteção social e emocional.
– Violência sexual. É caracterizada pela imposição ao idoso de práticas sexuais sem o seu consentimento, e muitas vezes, por ameaças físicas ou psicológicas.
As consequências são graves, causando sofrimento psíquico, sentimento de desamparo, com consequências na saúde mental do idoso.
Trata-se de uma questão delicada, difícil de ser identificada e abordada, porque na maioria das vezes a violência é praticada pelos próprios familiares.
É importante ressaltar que a violência contra o idoso é crime!
Nesse dia, o mundo inteiro se posiciona, com manifestações de repúdio à violência contra esse público, divulgando políticas de assistência, direitos e formas de proteção ao idoso. É importante criar uma cultura de cuidados à pessoa idosa.
Coronel QOS Elaine, psicóloga e colaboradora do Departamento dos Militares de Saúde da AOPMBM
AOPMBM PRESENTE, CUIDANDO DE SUA GENTE.
TRIÊNIO 2022-2024
CEL PM AILTON CIRILO
CEL PM ROSÂNGELA FREITAS
MAJ BM NIVALDO SOARES