AOPMBM parabeniza participantes e organizadores da Jornada Policial Militar “Força Pública Capitão-Médico Juscelino Kubitschek”

Casa da representatividade dos oficiais militares da nossa Minas Gerais, a AOPMBM parabeniza os participantes e os organizadores da Jornada Policial Militar, denominada “Força Pública Capitão-Médico Juscelino Kubitschek”, que ocorreu na cidade de Passa Quatro.

A AOPMBM e seu Departamento dos Militares de Saúde reconhece o esforço dos médicos participantes do Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO 2022). As atividades foram intensas durante o estágio e foram trabalhados o espírito de corpo, coragem, equilíbrio emocional, liderança, resistência, rusticidade, disciplina e combatividade. Parabéns a Escola de Formação de Oficiais (EFO), da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APM), responsável pelo evento.

O Ten-Cel PM QOS, Rodrigo da Costa Seabra, refletiu sobre a marcha histórica, a do passado e a do presente, atividade fundamental que prepara os oficiais-médicos para as mais diversas realidades enfrentadas pelo policial militar.

 

Leia o texto na íntegra.

 

Marcha Histórica – 90 anos da Revolução de 1932 (EADO, 2022 – APM/PMMG)

 

Passa Quatro, 30 de maio de 2022.
Rodrigo da Costa Seabra, Ten-Cel PM QOS

Reverência aos antigos combatentes, com exemplo dos líderes a força jovem avança. Passado, presente e futuro se entrelaçam.
“Onde vais bravo infante? ” (Canção “Ardor do Infante”, Olavo Bilac)

Com esta pergunta, feita à mais nova tropa de futuros tenentes médicos, na fala do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel Rodrigo, ladeado pelo Chefe do Estado-Maior, Cel Eduardo, iniciou-se, de forma histórica e inédita, a Jornada Militar intitulada “Força Pública Capitão Médico Juscelino Kubistchek”.

Partindo da cidade de Passa Quatro, madrugada fria, passos firmes, líder sempre à frente, marchamos cerca de 5 horas acompanhando os trilhos da antiga ferrovia que nos leva ao passado. Alvorece, céu vermelho, desenha-se a serra, terras belas e férteis do sul de Minas.

Surge por entre as montanhas o Túnel da Mantiqueira, intacto e remoto. Uma curva antes dali, vizinha à Estação Coronel Fulgêncio, emoldurando a paisagem, marca no nome o comandante que ali tombou em combate.

Assim como ele, muitos outros que largaram sua família, sua prole, para cumprir honradamente sua missão também por ali repousam “metade naquele solo, metade em nossos corações nos inspirando na missão”, diz o Cel Eugênio, comandante da Academia da PMMG.

Atravessa-se o túnel, mergulha-se na história. Escavado no esforço braçal, descomunal, paredes lisas, úmidas, vento constante. Do outro lado, somos despejados na também deslumbrante vista do Vale do Paraíba, ao fundo e distante a Serra do Mar.

Muito bem postados e disciplinados, somos em maior número e novamente surpreendemos os paulistas. Em tom solene, toque de luto, muito respeito, cordial homenagem aos que combateram por seus lados e suas razões. Tempos de paz!

De volta ao presente, embarcamos no trem! Vapor e fumaça! Sonho ou realidade.

Corpo cansado, mente determinada, espírito renovado. Sorrisos no rosto dos jovens, os brados de alegria, o esforço do velho!

Descansa o guerreiro. Descansa o médico, descansa Juscelino e Rosa.

Descansa o poeta que no túnel viu o soldado.

“Vamos ser como este soldado, diretos e positivos. Se não suportamos o peso do seu fuzil nem temos todos sua pontaria, muita coisa há em nós que se eleva com um heroísmo e se abre no devotamento. Vamos correr o mesmo risco. Somos todos soldados e lutaremos também” (Carlos Drummond de Andrade)

Agradecimentos: ao Cel Eugênio, Cmt da APM; ao Ten-Cel Luiz Marinho Chefe, da EFO, pelo convite, e ao Cel Louzada, por nos permitir participar deste evento.

AOPMBM PRESENTE, CUIDANDO DE SUA GENTE.

TRIÊNIO 2022-2024
CEL PM AILTON CIRILO
CEL PM ROSÂNGELA FREITAS
MAJ BM NIVALDO SOARES

Deixe um comentário

Relacionados