PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO DO SERVIÇO JURÍDICO DA AOPMBM

Uma organização sem identidade arrisca-se a ser incoerente e mal-sucedida. Em conseqüência, fica exposta a desperdiçar recursos; perseguir objetivos estranhos às finalidades pelas quais tenha sido criada; perder chances de crescimento e acumular problemas. Está, por isso, fadada a deixar de existir em pouco tempo, especialmente se o ambiente em que atue for repleto de adversidades.

Com objetivo de traçar caminhos coerentes com a nossa própria historia, vê-se que a AOPM/BM é uma organização com uma identidade ainda insuficientemente definida. Quem visita suas instalações pela primeira vez costuma confundi-la com um grande escritório de advocacia, onde advogados e servidores se esforçam por dar algum significado ao que fazem. Nesse ambiente, às vezes ficam comprometidos itens básicos a todo apoio jurídico, dentre elas a discrição e reserva, indispensáveis ao tratamento de cada questão ligada aos Associados que a procurem, em busca de uma orientação.

Um das maiores vantagens de haver clareza na identidade organizacional, é que isso permite às organizações livrar-se do risco de serem confundidas com o que não sejam. No caso da AOPM/BM, está mais do que evidente que seus objetivos extrapolam a simples resolução de problemas jurídicos, por mais importantes e urgentes que seja cada caso trazido ao conhecimento desta entidade.

É fundamental dar atenção aos reclames e necessidades individuais dos companheiros PM e BM que procuram a Associação. Mas isso qualquer bom escritório de advocacia é capaz de fazer. Por isso, com base na legitimidade obtida mediante o processo eleitoral, a AOPM/BM está agora passando por uma reestruturação organizacional, destinada ao incremento da sua produtividade, da sua capacidade de interagir com as instâncias ligadas à defesa dos interesses dos militares mineiros, e à busca de uma identidade enquanto agência de construção permanente de valor público, para as questões ligadas à dignidade da profissão militar em nosso Estado.

Pensando no descrito acima, nota-se que há uma tendência mundial de terceirizar as atividades que não sejam o foco central do empreendimento, com vistas à redução de custos e melhoria da eficiência.

Nesse sentido, buscando cumprir o programa de campanha à época, a nova composição da AOPMBM debateu exaustivamente sobre o tema, com o objetivo de atingir o binômio acima, bem como aumentar o número de Associados.

Antecedendo a tomada de decisão sobre a terceirização, a Diretoria Executiva consultou outras Instituições no sentido de que o processo de terceirização fosse executado de forma planejada, sobre o prisma de uma visão estratégica, daquilo que pretende fazer para o futuro. Que possa ser duradouro e consistente.

Noutra monta, existem razões para a aplicação da terceirização, as quais de maneira geral classificam-se em: operacionais, táticas, e estratégicas. As razões operacionais têm por escopo: minimizar custos, relação custo x benefício e rapidez com que são executados os serviços. As razões táticas são: mão-de-obra capacitada e especializada, diminuir quadro de pessoal, reduzir encargos sociais e problemas com a legislação trabalhista. As Razões estratégicas: eliminar o que não é atividade principal da empresa, aumentar a agilidade nas decisões.

Em outras palavras, a AOPM/BM está se reestruturando em duas direções principais: racionalização dos gastos e focalização da identidade organizacional.

Quanto à racionalização dos gastos, isto está sendo feito, essencialmente, quanto ao apoio jurídico. A Associação está firmando contratos de prestação de serviços com escritórios de advocacia, dentro de rigorosos instrumentos de controle de qualidade e de satisfação dos Associados. Com essa medida, está evitando desperdiçar recursos, inclusive reduzindo, drasticamente, o risco de ser alvo de pesadas e caras demandas trabalhistas movidas por advogados, que no modelo anterior de gestão, eram empregados da Entidade.

Assim, a Associação está assumindo sua verdadeira identidade: a de ser elo importantíssimo dentre as agências públicas e privadas, encarregadas do chamado gerenciamento político. No nível local, passará a lidar de um modo diferenciado e mais técnico, em apoio e parceria com organizações que possuem objetivos comuns ao da AOPM/BM, como o COPM, a UMMG, a ASPRA e o CSCS.

Isso está sendo conduzido de um modo que evite conflitos judiciais com os ex-advogados dos quadros da Associação. O primeiro ganho coletivo para os associados é a qualidade do ambiente e a execução da representatividade com qualidade.

Assim sendo, este momento significa um marco para a AOPMBM, pois a Direção priorizará o “olhar para o associado”. Conhecer seu perfil, anseios, perspectivas em relação à própria Associação, bem como disponibilizar os melhores serviços e produtos. Destarte, espera-se que a sede da Associação possa ser um local de convívio dos filiados, onde se debata sobre temas relevantes para a família policial militar, direcionando as energias para o foco central do nosso negócio, ou seja: Representatividade com Responsabilidade e Participação (lema da AOPMBM).

Posto acima, a AOPMBM informa aos seus Associados que iniciou o processo de terceirização da Assessoria Jurídica, cujo objetivo já foi delineado exaustivamente. Sendo que a partir do mês de junho de 2010, os atendimentos da área criminal serão agendados pelo Escritório Lara Resende Advogados, localizado à Avenida Contorno, 8.000 – Cj.1.110, Ed Wall Stret – Santo Agostinho – Belo Horizonte. Telefones: (31) 2535 9606/0323 www.lararesende.adv.br.

*Confira a estrutura deste escritório clicando nas fotos abaixo:


Por fim, outro encaminhamento que está sendo realizado, passa pela terceirização de parte da área civil a escritório constituído por advogados que hoje já atuam na AOPMBM. De forma consensuada, valorizando e respeitando os profissionais que, há muito, advogam com competência em benefício dos nossos Associados. Esta transição ocorrerá de forma suave, gradativa e sem gerar desgastes ou prejuízos para nenhuma das partes: AOPMBM, advogados e Associados.

*Confira a estrutura deste escritório clicando nas fotos abaixo:



As demais áreas que não forem contempladas neste momento, serão alvo de avaliações futuras, permanecendo ainda na nossa Sede, os atendimentos na área administrativa, de família e, contando ainda, com pelo menos um Advogado da área civil e criminal, com vistas a assegurar a estabilidade desta transição.

Ultimando, estamos convictos de que este é o dever de liderança que os Associados esperam de nós! Permanecemos abertos às críticas e sugestões, certos de que toda mudança desperta dúvidas e incertezas. Acima de tudo, contamos com o seu imprescindível apoio.


Atenciosamente,

Diretoria 2010-2012

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