AULA INAUGURAL DA ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL MILITAR DA APM

alt

Estiveram presentes: Comandante da APM – Cel PM Sérgio Augusto Veloso Brasil, o Juiz Cel PM QOR Sócrates Edgard dos Anjos – Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais e o Subcomandante da APM e Chefe do CPP – Ten Cel PM Alexandre Antônio Alves, dentre outras autoridades, militares e civis. Na ocasião, o Assessor Cultural da AOPMBM, professor Augusto Mendes, representou a Entidade.

Na sua palestra, o Desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro discorreu sobre variados temas da atualidade jurídica e social do país, tomando como fio condutor a grade de matérias do curso ora iniciado. Afirmou que a Polícia Militar é um exemplo a ser seguido pelo Poder Judiciário no tocante à administração de recursos e ao planejamento de suas ações.

Em seguida discorreu sobre a importância do Tribunal de Justiça Militar, órgão que sofre duras críticas, mas que se constituiu como uma instância necessária para a promoção da justiça entre os militares. Segundo o Desembargador, o TJM-MG exerce importante papel ao diminuir a importância atribuída às diferenças hierárquicas entre os militares visando fazer Justiça.

Ao terminar a aula inaugural, o Desembargador Reynaldo Ximenes parabenizou a APM pelo relevante curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal Militar e exprimiu seus votos de sucesso aos novos alunos.

Como agradecimento, o Desembargador foi presenteado com uma estatueta comemorativa, peça artística que reproduz o portal da Academia de Polícia Militar.

alt

Na sequencia, o Juiz Cel Sócrates afirmou que é absolutamente necessário e oportuno o curso promovido pela APM, tendo em vista que é preciso ampliar a doutrina sobre o Direito Militar. “É necessário estudar muito, pesquisar muito, mesmo porque existem juízes que desconhecem o direito militar e nos julgam com base no direito comum”, afirmou. Segundo o Juiz Cel Sócrates, além do curso da APM, muitas coisas estão sendo feitas na seara do Direito Militar. Citou, por exemplo, a recém criada Comissão de Direito Militar da OAB/MG, na qual muitos advogados da AOPMBM estão presentes.

A AOPMBM parabeniza a APM pela iniciativa e aos alunos pela escolha de tão relevante e inovador curso de Pós-Graduação em importante área de interesse das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, desejando que de suas fileiras saiam os doutos conhecedores desse campo do Direito de grande importância para os militares estaduais de todo País.

REGISTROS

alt

alt alt

 

Relacionados