1ª TURMA DE SOLDADOS DO 22º BPM COMEMORA 20 ANOS DE FORMADOS
A história desta Turma se une à própria história do 22º BPM. Concebido em 08mar1993, quando o então Ten Cel PM Antônio Caetano de Almeida Júnior, recebeu a determinação para criação daquela Unidade, num prazo de três meses, visando promover a segurança pública na região sul de Belo Horizonte.
Esta localidade tem como característica um forte contraste social, por abrigar num mesmo espaço, comunidades da classe média/alta, com comunidades residentes em aglomerados. De um lado bairros luxuosos dos quais se destacam o Mangabeiras, o Belvedere, Sion e Serra e, ao mesmo tempo, contando com a força das comunidades do Morro do Papagaio, Morro das Pedras, Cafezal, Taquaril, dentre tantas outras.
Diante dos desafios apresentados no campo social e no da segurança pública, a Unidade nasceu sob um grande desafio: ser concebida num curto espaço de tempo sem os recursos financeiros e orçamentários, humanos e logísticos necessários, os quais foram sendo aportados ao longo de sua história.
Para esta construção inicial do 22º BPM, o Ten Cel PM Caetano contou com um grupo de pioneiros, extremamente dedicados e imbuídos da árdua missão de superar as deficiências e inaugurar a Unidade na data original proposta, com toda a parte estratégica e operacional concebida.
Dentre estes pioneiros destacamos os 28 (vinte e oito) soldados alunos da 130ª Cia Escola, Comandada naquela oportunidade pelo então 1º Ten Márcio Ronaldo de Assis, tendo como Chefe de Curso o então 2º Ten PM Ledwan Salgado Cotta, contando ainda com a dinâmica atuação do então 3º SGT Prado Robson do Prado Manso, monitor.
Na sequência da criação do 22º BPM, muitos outros Oficiais e Praças foram chegando e incorporando o espírito da Unidade, prestando cada um a sua contribuição para tornar aquela a melhor das Unidades do Comando de Policiamento da Capital.
Nesta data de festa dos 20 anos da 1ª Turma de Soldados do 22º BPM, os seus integrantes prestaram uma significativa homenagem para os que marcaram aquele momento, além do atual Comandante da Unidade. Assim, receberam homenagens, dentre todos os convidados, aqueles que se fizeram presentes no evento, sendo:
Por questões de agendas e compromissos já assumidos outros homenageados não puderam comparecer, mas na comemoração todos foram lembrados e a Turma renova os agradecimentos por toda colaboração. São eles: Cel PM Cláudia Araújo Romualdo, Ten Cel PM Ledwan Salgado Cota, Ten Cel Alberto Luiz Alves, Ten Cel PM QOR Flávio de Ávila Batista, Maj PM Marcos Alexander, 2º Ten PM Prado Robson do Prado Manso, Subten PM Arílson Pereira Pissolati,
O Presidente da AOPMBM, Ten Cel PM Ronaldo, em sua fala, fez uma breve digressão da construção da Unidade, cumprimentou pelo simbolismo deste encontro, na presença de seus familiares e, por fim agradeceu pelo diploma, pela camisa e caneco personalizados, tudo feito com muito bom gosto, contendo a marca e os nomes dos integrantes da 1ª Turma que ele intitulou “frutos do desafio e heróis da vitória”.
Já o atual Comandante do Batalhão, além de sua mensagem aos militares formandos, renovou o convite para que todos pudessem compor a única tropa de desfile em continência ao1º Comandante da unidade, juntamente com o 1º Comandante da 130ª Cia Escola, por ocasião do 20º aniversário do 22º BPM que ocorrerá no mês de junho/13, na sede da Unidade, como forma de homenagear os pioneiros da 130ª Cia Escola, sob o comando do Ten Cel Ledwan Salgado Cotta então chefe de curso da 1ª Turma.
Antes, porém, registra-se aqui uma especial homenagem ao SGT Gardney, um dos idealizadores especiais deste encontro:
Integra da Mensagem do Orador da Turma
Segue abaixo a relação da 1ª Turma de Soldados do 22º BPM, formados sob o lema:
“Não pergunte se somos capazes, dá-nos a missão!”
Registros do evento: